Desemprego em Portugal abaixo da Zona Euro em fevereiro
A taxa de desemprego em Portugal no mês de fevereiro, que foi de 6,3%, ficou abaixo da média da Zona Euro, que se fixou em 7,8%, revelou o Eurostat.
A taxa de desemprego em Portugal de 6,3% em fevereiro fica 1,5 pontos percentuais abaixo da média da Zona Euro, que caiu para 7,8%. Grécia, Chipre e Espanha foram os países em que a taxa de desemprego mais recuou em fevereiro, quando comparada com o período homólogo.
Os dados do mercado laboral foram publicados esta segunda-feira pelo Eurostat. Segundo a instituição de estatística, a taxa de desemprego da Zona Euro ajustada sazonalmente permaneceu estável em relação a janeiro e caiu 0,7 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2018.
Nos 28 países da União Europeia, a média de desemprego recuou para 6,5%, uma queda de 0,6 pontos percentuais. “O Eurostat estima que 16,012 milhões de homens e mulheres na UE, dos quais 12,73 milhões na Zona Euro, estavam desempregados em fevereiro de 2019. Comparativamente com janeiro de 2019, o número de pessoas sem emprego recuou em 102 mil na UE e 77 mil na Zona Euro”, afirma o gabinete oficial de estatística.
Mais baixo na Alemanha. Cai mais na Grécia
A Alemanha foi o país da Zona Euro em que a taxa de desemprego foi mais baixa em fevereiro de 2019, fixando-se em 3,1%. A mais baixa da UE foi registada na República Checa, de 1,9%.
A Grécia registou, simultaneamente, a taxa de desemprego mais elevada e a maior queda homóloga no desemprego. A taxa, de 18%, caiu 2,8 pontos percentuais.
A segunda maior queda foi registada no Chipre, de 9,4% para 7,1% em fevereiro de 2019, e a terceira queda mais acentuada foi a da taxa de desemprego em Espanha, que caiu 2,3 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior.
Em fevereiro, o desemprego afetou mais de 3,3 milhões de jovens na União Europeia, dos quais 2,34 são cidadãos de países da Zona Euro. A taxa média de desemprego jovem na Zona Euro foi de 16,1%, uma queda de 1,6 pontos percentuais que correspondeu a menos 181 mil jovens em situação de desemprego.
(Notícia atualizada pela última vez às 10h34)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desemprego em Portugal abaixo da Zona Euro em fevereiro
{{ noCommentsLabel }}