António Costa recebido em Gaia por protesto ruidoso dos lesados do BES

  • Lusa
  • 14 Abril 2019

À saída do carro, na chegada a Vila Nova de Gaia, o primeiro-ministro ainda chegou a ser puxado por um dos representantes do grupo de lesados do BES/Novo Banco.

O primeiro-ministro, António Costa, foi este domingo recebido em Vila Nova de Gaia por um grupo de lesados do BES/Novo Banco que, ao som de apitos e bombos e junto a bandeiras negras, gritava “devolvam o nosso dinheiro”.

“Ganharam todos. Só os lesados é que foram vigarizados” ou “vergonha, não há justiça” são algumas das frases das faixas e cartazes colocados ao longo da rua de frente para o pavilhão municipal de Avintes, Gaia, onde o secretário-geral do PS, António Costa, e do cabeça de lista às eleições europeias, Pedro Marques, vão almoçar com centenas de militantes socialistas numa ação de pré-campanha eleitoral.

O programa previa que António Costa chegasse às 12h30, tendo o primeiro-ministro chegado cerca das 13h30, acompanhado por Pedro Marques e pelo presidente da Câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues. À saída do carro, Costa ainda chegou a ser puxado por um dos representantes do grupo de lesados do BES/Novo Banco, mas com a intervenção da segurança acabou por entrar no recinto debaixo de um coro de gritos, som de apitos e megafones.

A este ruído juntou-se o som de nove bombos do Grupo de Mareantes do Rio Douro, uma coletividade local que desfilou em frente aos lesados do BES/Novo Banco ao longo do final da manhã e depois ladeou a entrada do primeiro-ministro no recinto de Avintes. Antes, o líder da Distrital PS/Porto, Manuel Pizarro, foi junto dos lesados do BES/Novo Banco para perceber as reivindicações do grupo e prometeu recebê-los na quinta-feira e, aos jornalistas, disse “perceber o desespero daquelas pessoas”, mas frisou que “neste momento estão em causa apenas 7% dos lesados porque não quiseram chegar a acordo”.

Ao início da manhã, em declarações à Lusa, António Silva, um dos lesados do BES/Novo Banco, contava que o grupo fez “pelo menos 40 manifestações” e, garantiu, “está pronto para só parar quando reaver o dinheiro” que considera ter sido “roubado”. “Somos vítimas de uma burla. Existia uma provisão e as entidades prometiam segurança, mas já se passaram cinco anos e não temos o nosso dinheiro, o dinheiro de uma vida. Continuamos a zero”, disse António Silva.

Ao lado, Manuel Sousa, emigrante em França há 49 anos, contou que partiu para Paris “em criança para trabalhar muito” e agora volta a Portugal “sem nada”. “Sou lesado, sou roubado. Fui para França porque meu país não me oferecia uma alternativa, mas nunca desisti da minha pátria onde quis sempre fazer o depósito das minhas poupanças, mas um dia dei com as minhas contas a zero. O Novo Banco é o culpado e o Governo tem de fazer alguma coisa”, referiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa recebido em Gaia por protesto ruidoso dos lesados do BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião