Banco de Portugal condena KPMG a pagar três milhões por causa do BES Angola
O supervisor bancário condenou a KPMG e outros dois responsáveis por prestação de informações falsas no BES Angola. A auditora vai ter de pagar três milhões de euros.
É oficial: O Banco de Portugal condenou a KPMG e dois dos seus membros por prestação de informações falsas sobre os problemas financeiros do BES Angola ao supervisor. Além da própria auditora, são condenados Inês Viegas e Fernando Antunes, “por infrações especialmente graves” no período entre 11 de fevereiro e 30 de maio de 2014, portanto, semanas antes da resolução do BES. E já se sabe que todos os arguidos impugnaram esta condenação, para o Tribunal da Concorrência, Supervisão e Regulação.
Segundo o Banco de Portugal, ficou provado que a KPMG (presidida por Sikandar Sattar) e os seus responsáveis tiveram conhecimento dos riscos da carteira de crédito do BES Angola e de como isso poderia afetar a operação do BES em Portugal e prestaram informações falsas ao supervisor. E invoca o artigo 211º do Regime Geral das Instituições de Crédito (RGIC) para suportar esta decisão.
Na comunicação oficial, o Banco de Portugal refere que a KPMG é condenada ao pagamento de uma coima única no valor de três milhões de euros, enquanto os sócios da KPMG, Inês Viegas e Fernando Antunes, foram condenados ao pagamento de coimas únicas de 425 mil euros e de 400 mil euros, respetivamente.
Ao ECO, fonte oficial da KPMG adiantou que “os arguidos recorreram com a expectativa fundada de que o tribunal vai reverter a decisão do Banco de Portugal”.
(Notícia atualizada às 17h24 com reação de fonte oficial da KPMG)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Portugal condena KPMG a pagar três milhões por causa do BES Angola
{{ noCommentsLabel }}