Lisboa, Porto e Oeiras são os municípios com as contas mais sustentáveis. Veja aqui o ranking

Se a capital está no topo como o município mais sustentável do país, seguida do Porto e Oeiras, Celorico da Beira ocupa a última posição.

Lisboa leva para casa mais um título, desta vez o de município mais sustentável do país. Neste ranking elaborado para a Ordem dos Economistas, destaca-se ainda o Porto que saltou da 15 lugares para a segunda posição. No fundo da tabela estão, sobretudo, municípios do interior, com Celorico da Beira e ocupar a última posição.

As notas são dadas de acordo com quatro critérios: governação, desenvolvimento económico e social, eficácia nos serviços à população e sustentabilidade financeira. E foi nestes parâmetros que Lisboa se destacou como a estrela do Rating Municipal Português (RMP). Apesar de se ter classificado em 132.º lugar na governação e em 110.º na sustentabilidade financeira, a capital levou a medalha de ouro porque obteve 202,44 pontos na parte de desenvolvimento económico e social.

Imediatamente atrás aparece o Porto, com uma diferença de 48 pontos de Lisboa, mas com especial destaque. O município da Invicta disparou da 17.ª para o segundo lugar este ano, sobretudo devido à sustentabilidade financeira e ao desenvolvimento social. A completar o top 5 está Oeiras, Bragança e Sines.

Fonte: Rating Municipal Português (RMP)

“Mesmo Lisboa, que tem uma posição de liderança, seguido pelo Porto e por Oeiras, pode melhorar uma das suas dimensões de sustentabilidade, nomeadamente sustentabilidade financeira, assim como a governação”, diz o economista Paulo Caldas, coordenador do estudo, à TSF.

Contrariamente, no fundo da tabela, o destaque são os municípios do interior, e todos de pequena dimensão. Celorico da Beira foi o pior classificado (308.º lugar), com fraco desempenho em todos os parâmetros, seguido de Góis, Alijó, Pampilhosa da Serra e Mourão. “Isto significa que existe uma dimensão mínima para os municípios fazerem serviços à população e para terem capacidade de fazer investimentos estruturantes”, continua o economista.

Fonte: Rating Municipal Português (RMP)

Neste sentido, defende que estes municípios cooperem estrategicamente entre si e não através da fusão de autarquias. “Os municípios com continuidade geográfica, integrados na mesma comunidade intermunicipal não só devem cooperar estrategicamente para reduzir custos, mas também para servir com qualidade a população”, remata Paulo Caldas.

(Notícia atualizada às 9h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa, Porto e Oeiras são os municípios com as contas mais sustentáveis. Veja aqui o ranking

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião