PSOL entrega pedido de impeachment contra Temer

  • Juliana Nogueira Santos
  • 28 Novembro 2016

O Partido Socialismo e Liberdade afirma que Temer cometeu um crime de responsabilidade, situação 'sine qua non' para a impugnação de um governo.

Um dos partidos da oposição, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entregou um pedido de impugnação contra Michel Temer devido a um escândalo que emergiu na semana passada envolvendo dois membros do seu governo, Marcelo Calero e Geddel Vieira Lima.

Na base do escândalo está um pedido de Geddel Vieira Lima, secretário do Governo, que viu um projeto para uma das suas propriedades afetado por uma lei que proíbe a construção numa determinada zona de Salvador, lei essa da responsabilidade de Marcelo Calero, ministro da Cultura. Vieira da Silva pediu a Calero para deixar cair a lei, mas o ministro não cedeu. Este afirmou mais tarde que Temer interveio no caso, defendendo o pedido de Vieira Lima.

O ministro da cultura pediu demissão, argumentando “divergências com os integrantes do Governo”. Seguiu-se o secretário do Governo que afirmou que o escândalo afetou a sua família. Entretanto, Temer defendeu-se afirmando que agiu como um mero mediador desta disputa.

Num comunicado publicado na página oficial do partido, lê-se que Temer cometeu um crime de responsabilidade ao usar a sua influência em detrimento de um assunto pessoal e que o pedido de demissão de Vieira Lima “é uma forma de proteger o chefe”.

Os analistas afirmam que este pedido não terá efeitos maiores, visto que o PSOL não é um partido de grandes dimensões e Temer conta com uma grande base de apoio. Contudo isto pode trazer ondas numa altura em que ainda existem dúvidas que o Governo, que tem apenas seis meses, consiga cumprir as promessas de revitalização da economia.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSOL entrega pedido de impeachment contra Temer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião