Sindicato diz que adesão à greve da TST é de mais de 90%, empresa fala em 77,8%

  • Lusa
  • 20 Maio 2019

Sindicato e empresa discordam quanto ao nível de adesão dos trabalhadores ao último dia de greve. Certo é que não há autocarros entre Lisboa e Setúbal.

O último dia de greve da Transportes Sul do Tejo (TST), por aumentos salariais, regista hoje uma adesão entre 90% e 95% e a supressão de carreiras entre Setúbal e Lisboa.

“Nesta manhã a greve está a ter uma adesão de 90% a 95%. Estão meia dúzia de autocarros a funcionar com trabalhadores contratados a prazo que estão numa situação de fragilidade e, apesar de gostarem de estar junto dos seus camaradas, perante a sua situação profissional não arriscaram”, disse à Lusa João Saúde, da Fectrans – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações.

Segundo o sindicalista, esta elevada participação dos trabalhadores fez com que nesta manhã “não tenha sido efetuada nenhuma carreira [de autocarros] entre Setúbal e Lisboa”, além de um “grande impacto” em todas as áreas em que a TST opera, na península de Setúbal.

Já os dados da empresa são diferentes, apontando para uma adesão de “77,8% dos colaboradores”.

Também no domingo, no primeiro dia de greve, houve divergências entre os dados apresentados, uma vez que o sindicato deu conta de uma adesão entre 90% e 95% e a empresa falou em 61%.

Segundo João Saúde, perante a exigência de um aumento salarial para 750 euros, a TST avançou com uma contraproposta “de um aumento para 685 euros de salário base” e da adoção de um sistema de “folgas rotativas para os trabalhadores que não folgam ao sábado e ao domingo”.

De acordo com o sindicato, à semelhança das greves realizadas em março e abril, entre os motivos que levaram à convocação da atual paralisação estão o aumento de salários e a sobrecarga horária.

A TST, detida pelo grupo Arriva, desenvolve a sua atividade na península de Setúbal, com 190 carreiras e oficinas em quatro concelhos, designadamente Almada, Moita, Sesimbra e Setúbal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato diz que adesão à greve da TST é de mais de 90%, empresa fala em 77,8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião