Marques Mendes: “PS tem uma vitória acima do poucochinho de há 5 anos”

“Não é retumbante, mas o PS tem uma vitória acima do poucochinho de há cinco anos”. Foi assim que Marques Mendes reagiu aos primeiros resultados das projeções que dão uma vitória clara ao PS.

O PS deverá ter ganho as eleições europeias com 30 a 34% dos votos, o que dá aos socialistas oito a nove mandatos no Parlamento Europeu, indica a sondagem da RTP. O PSD fica em segundo lugar com 20 a 24% dos votos, o que dá cinco a seis eurodeputados. A sondagem da SIC também dá ao PS a vitória com 30,9% a 34,9% e o PSD fica pelos 21,8% a 25,8%.

“A distância é significativa face ao segundo lugar. É sobretudo uma vitória de António Costa, apesar do erro de casting da escolha de Pedro Marques”, que foi o cabeça de lista do PS.

A expressão “poucochinho” entrou para o léxico político em 2014, quando o PS de António José Seguro ganhou as eleições europeias com 31,46%, uma fasquia que António Costa na altura qualificou de “poucochinho”.

As sondagens que foram sendo feitas durante a campanha para as eleições davam a vitória ao PS. O ECO está a seguir a par e passo as eleições para o Parlamento Europeu que pode seguir aqui.

O Bloco de Esquerda terá entre 9 a 12% (dois a três mandatos), a CDU entre 7 a 9% (dois mandatos) e o CDS 5 a 7% (um ou dois mandatos). O PAN deverá conseguir eleger um deputado, pela primeira vez, indica a sondagem da estação pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes: “PS tem uma vitória acima do poucochinho de há 5 anos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião