COSEC quer operar na Bélgica

  • ECO Seguros
  • 8 Maio 2019

A intenção da COSEC prestar livremente serviços na Bélgica a partir de Portugal foi comunicada pela ASF ao banco central belga

A COSEC quer exercer a atividade de livre prestação de serviços na Bélgica, a partir de Portugal. A comunicação da intenção ao Banque Nacional de Bélgique é uma das decisões da última reunião do conselho de administração da ASF, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

A COSEC é detida, em partes iguais pelo banco BPI, do espanhol CaixaBank, e pela Euler Hermes, empresa do Grupo Allianz. A Euler Hermes é líder mundial em seguro de crédito, garantindo à COSEC presença local em mais de 50 países, tendo garantias em vigor em mais de 64.
A COSEC opera há 50 anos no mercado nacional, detendo mais de metade do mercado de seguros comerciais à exportação. A presidente do conselho de administração da empresa, Maria Celeste Hagatong, há dois anos no cargo, vem salientando em entrevistas a importância da Euler Hermes nas bases de informação da COSEC

A COSEC faculta, em contrapartida, informação sobre cerca de 200 mil empresas portuguesas, beneficiando muitos importadores pelos créditos que lhes são concedidos pelos respetivos fornecedores, segurados pela Euler Hermes em todo o mundo.

No termo do último exercício a Cosec detinha em carteira prémios de seguro direto (sobretudo seguros de crédito, com o seguro caução a atingir um aumento expressivo) num valor superior a 34 milhões de euros (mais 5,2% que em 2017). No entanto, o resultado líquido da empresa ficou abaixo do exercício anterior, situando-se em 5,5 milhões de euros (menos 31% que em 2017). A COSEC lembra, entretanto, no seu relatório e contas respeitante a 2018, que se tratou de um ano marcado pela revalorização do antigo edifício sede em Lisboa, um evento excecional. Todavia, no último ano, o rendimento líquido do investimento reduziu-se em 63% face a 2017.

No final de 2018 os ativos líquidos da COSEC ascendiam a 115,2 milhões de euros e a carteira de investimentos totalizava 95,3 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COSEC quer operar na Bélgica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião