“Coletes amarelos” sem fôlego em França. Apenas 7.000 se manifestaram este sábado

  • ECO
  • 16 Junho 2019

Os "coletes amarelos" franceses perderam o fôlego em França. Chegaram a contar com 250 mil nas ruas, mas apenas 7.000 se manifestaram este sábado.

Desde novembro – e semana após semana -, o movimento dos “coletes amarelos” franceses provocou desacatos e desafiou a liderança do Presidente Macron.EPA/YOAN VALAT

Os “coletes amarelos” em França estão a perder o fôlego. Sete meses depois, o futuro do movimento que desafiou a liderança do Presidente Emmanuel Macron é incerto, enfrentando ele próprio uma crise de liderança e um desvanecimento do apoio das multidões.

O movimento tem protestado nas ruas todos os fins de semana, ao sábado. Mas são cada vez menos os apoiantes. Neste último sábado, apenas cerca de 7.000 manifestantes decidiram sair à rua para protestar, com alguns dos anteriores apoiantes a queixarem-se de que o “movimento perdeu a sua essência”. A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal (acesso pago), citando dados do Ministério do Interior francês.

Os 7.000 manifestantes do último sábado, em França, comparam com os cerca de 250.000 que protestaram a 17 de novembro contra os impostos elevados cobrados nos combustíveis.

O fenómeno dos “coletes amarelos” — designado desta forma devido aos coletes refletores vestidos pelos manifestantes — alastrou-se a outros países, incluindo a Portugal. Em dezembro do ano passado, vários cidadãos portugueses tentaram organizar um protesto para “parar o país”, mas a falta de organização e de uma liderança levou a que a iniciativa não tenha gerado grande impacto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Coletes amarelos” sem fôlego em França. Apenas 7.000 se manifestaram este sábado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião