PS vira-se para PSD para negociar Lei de Bases da Saúde

  • ECO
  • 19 Junho 2019

Com o chumbo das propostas sobre as parcerias público-privadas na saúde, a aprovação da Lei de Bases afigura-se mais difícil. O PS tenta negociar com o PSD a aprovação final global da lei.

Depois de verem chumbadas as propostas referentes às parcerias público-privadas (PPP) nas votações na especialidade, os socialistas tentam negociar a aprovação final global da Lei de Bases da Saúde com o PSD. Algumas propostas dos sociais-democratas podem ser viabilizadas pelo PS como parte das negociações.

Sem conseguir chegar a consenso com a esquerda, que recusa a possibilidade de continuarem a existir PPP na saúde, o PS terá já iniciado conversas com o PSD, adianta a Renascença (acesso livre). Os socialistas terão sugerido aos sociais-democratas a apresentação de duas ou três propostas, que podem já ter sido chumbadas nas votações indiciárias, para serem viabilizadas pelo PS. Em troca, conseguiam a aprovação do documento na votação final global.

“Tem sido visto como o fim do processo, mas se isto fosse uma procissão nós íamos agora sair da igreja”, adiantou um responsável do PSD à rádio, sobre a discussão da Lei de Bases da Saúde. Deverá ser até ao início da próxima semana que os sociais-democratas apresentam as propostas, para depois se avançar para as votações na especialidade a 2 de julho.

Conforme o decorrer das negociações entre os partidos, as PPP podem ainda estar em cima da mesa. Com a rejeição das propostas sobre as PPP nas votações indiciárias, que têm ainda de ser confirmadas, o tema deve ficar de fora do documento final que será votado em plenário. Mas o PS pode avocar as propostas nessa altura, votando-as novamente mas desta vez no hemiciclo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS vira-se para PSD para negociar Lei de Bases da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião