A sua casa é eficiente? Saiba como poupar energia e dinheiro

Segundo a ERSE, optar por iniciar a máquina de lavar a loiça em período noturno pode significar uma poupança anual de 30 euros. Escolher lâmpadas LED traduz-se em oito euros poupados por lâmpada.

Ter uma casa eficiente é um desafio, mas há algumas medidas que podem, facilmente, começar a adotar. Por exemplo, já programa a sua máquina de máquina de lavar loiça para começar a tarefa durante a noite, e apenas quando está completa? Ou já utiliza apenas lâmpadas LED? Saiba que adotar apenas estas duas práticas pode significar, no final do ano, uma poupança de, respetivamente, 30 euros e oito euros por lâmpada.

De acordo com os conselhos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), estas e outras dicas vão ajudá-lo a tornar a sua casa mais eficiente e, por sua vez, a sua carteira mais “robusta”.

  • Começando pelas lâmpadas, que existem em todas as divisões, o conselho da ERSE é que use lâmpadas LED. Esta troca pode significar uma poupança anual de oito euros por lâmpada. Parece um número relativamente pequeno, mas experimente multiplicá-lo por todas as lâmpadas que tem em casa;

  • Se utilizar as máquinas de lavar roupa e loiça apenas durante o período noturno, poderá poupar 20 e 30 euros por ano, respetivamente;
  • Evite usar a máquina de secar roupa e baixe a temperatura da água do esquentador;
  • Na compra de um novo equipamento, confira a etiqueta energética e opte pela classe A++ ou superior. Com um frigorífico A+++ pode poupar 50 euros por ano e com um ar condicionado A+++ a poupança anual ascende aos 260 euros;
  • No verão, feche os estores e as janelas durante o dia para arrefecer a casa à noite;
  • Escolha tomadas inteligentes, que desligam automaticamente os aparelhos em vez de deixá-los em stand-by (modo em que continuam a gastar energia). Esta mudança pode traduzir-se numa poupança de energia até 60 euros por ano;
  • Habitue-se a desligar o forno e o fogão minutos antes de acabar de cozinhar.

Além destas dicas, a ERSE lembra que, se pretender mudar de comercializador de energia, essa alteração não tem custos, nem interrompe o fornecimento de energia. “O novo comercializador trata por si”, explica a entidade supervisora, aconselhando sempre a usar os simuladores de preços, que permitem encontrar a melhor oferta para as suas necessidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A sua casa é eficiente? Saiba como poupar energia e dinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião