“Buraco” de 2,6 milhões nas contas do Autódromo do Estoril está a ser investigado

  • ECO
  • 30 Junho 2019

Nas contas de 2010 e 2011 do Autódromo do Estoril, estão contabilizados 2,6 milhões de euros em subsídios e patrocínios da Câmara de Cascais e do Instituto do Desporto, mas a verba não foi paga.

Nas contas do Autódromo do Estoril de 2010 e 2011, estão registados subsídios da Câmara de Cascais e do Instituto do Desporto, mas a verba nunca foi paga. O “buraco” de mais de 2,6 milhões de euros foi detetado no âmbito da investigação do Ministério Público ao negócio que envolveu a realização da Moto GP 2012 no autódromo em causa, avança o Público (acesso condicionado), este domingo.

Notado este desfasamento de milhões nas contas, os investigadores querem agora perceber porque foram esses 2,6 milhões inicialmente contabilizados, quem os contabilizou e se houve intenção de falsear as contas para possibilitar a realização do Moto GP 2012.

A suspeita, lembra o jornal, foi levantada por uma das testemunhas no processo ligadas à gestão financeira do Circuito Estoril (detida a 100% pelo Estado através da Parpública), que salientou que o evento nunca devia ter sido realizado porque já havia um buraco de três milhões de euros.

De acordo com essa testemunha os subsídios da Câmara de Cascais e do Instituto do Deporto foram contabilizados oficialmente nas contas de 2010 e 2011, mas nenhuma dessas entidades terá pago essas verbas. Fontes de ambas as partes confirmaram ao Público que os subsídios e os patrocínios não mesmo foram concedidos.

De notar que, uma vez descoberto o buraco, o que aconteceu em 2013 (já depois do Moto GP se ter realizado), a CE terá corrigido o relatório e contas do ano anterior. Este caso está a ser investigado pelo Ministério Público desde 2016, estando em causa suspeitas de fraude e evasão fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Buraco” de 2,6 milhões nas contas do Autódromo do Estoril está a ser investigado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião