61% das empresas portuguesas não tem presença online

Apenas 39% das empresas portuguesas estão online. Para o presidente da Associação de Economia Digital, Portugal tem um "défice muito grande a nível de competências digitais, principalmente das PME".

Mais de 60% das empresas portuguesas não tem qualquer presença online e um quarto das empresas do norte ainda não aderiu ao comércio eletrónico. Em comparação à média europeia, onde 77% das empresas já vendem produtos ou serviços online, Portugal ainda tem um “grande caminho a percorrer”, diz o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, à margem da conferência “Qualificar as PME para a economia digital”.

“Estamos a assistir a uma revolução digital profunda e quem não está na internet não tem visibilidade, não existe”, evidencia o secretário de Estado. Já o presidente da Associação de Economia Digital (ACEPI), Alexandre Nilo Fonseca, alerta que Portugal continua a ter um “défice muito grande a nível de competências digitais, principalmente das PME e microempresas”. Referiu ao ECO que um dos principais objetivos é “acelerar a transformação digital e capacitar os gestores”.

Quando questionado sobre as soluções para este atraso, o secretário de Estado referiu que a grande aposta será “dotar Portugal de uma rede 5G, que vai alcançar velocidades 100 vezes superiores, latências 50 vezes inferiores e uma conectividade muito maior, o que vai permitir capacitar mais e melhor as empresas”, refere.

Apesar de existirem em Portugal dois milhões de pessoas que nunca usaram a internet, em 2017, 40% do PIB português centrou-se no comércio eletrónico. O presidente da Associação de Economia Digital está confiante que “este número continue a aumentar – prevendo que se aproxime dos 70%, em 2025″.

Moda foi o setor que mais cresceu em Portugal em vendas online

O vestuário e os acessórios de moda continuam a ser os setores onde se registam mais vendas online. Para o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, a “percentagem de pessoas que compra online continua baixa mas a crescer a um bom ritmo”. Em 2017, os portugueses gastaram 4,6 mil milhões de euros em compras online.

Alexandre Nilo Fonseca alerta que “mesmo sendo um valor significativo, mais de 60% das compras online feitas pelos portugueses são feitas a outros países”. Destacando que um dos objetivos é que a “oferta portuguesa entusiasme os compradores portugueses e também os estrangeiros”. A China, seguido do Reino Unido e Espanha são os destino onde os portugueses gastam mais dinheiro online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

61% das empresas portuguesas não tem presença online

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião