Greve dos motoristas? “Obviamente que estamos preparados para tudo”

Pedro Nuno Santos tem esperança que "não haja nenhum problema em agosto", mas admite que o Governo está "atento" e "preparado" para todos os cenários.

No dia em que os sindicatos independentes de motoristas de matérias perigosas e a associação nacional que representa as empresas de transporte rodoviário de mercadorias voltam a reunir-se, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, diz que o Governo “está preparado para tudo”, mas que tem esperança que “não haja nenhum problema em agosto”.

Esta segunda-feira à tarde, as partes estarão à mesma mesa pela primeira vez desde que, há pouco mais de uma semana, os representantes dos camionistas recuperaram a ameaça de uma paralisação, prometendo um pré-aviso de greve para o dia 12 de agosto.

“Conseguimos que os trabalhadores e os empresários se sentassem e chegassem a um pré-acordo. Era importante que esse pré-acordo pudesse ser levado a cabo. Esse é o nosso desejo”, afirmou esta manhã, em entrevista à Antena 1. “Espero que todas as partes consigam que a negociação termine em boas condições, que os motoristas e os trabalhadores consigam garantir a vitória que já está, apesar de tudo, protocolada”, continuou.

Ainda assim, o ministro admite que o Governo está preparado para todos os cenários. “Estamos atentos. Obviamente que nós estamos preparados para tudo”, de modo a “diminuir o impacto negativo” que uma greve possa ter no país. “Eu espero que isto não venha a acontecer. Temos de ser todos responsáveis”, afirmou, admitindo que tem “esperança” no alcançar de um acordo.

Pedro Nuno Santos disse, ainda, que decorre um processo negocial e que, para que este corre bem, “não podemos estar sistematicamente sobre uma ameaça de greve”. “É difícil, não se negoceia assim”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve dos motoristas? “Obviamente que estamos preparados para tudo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião