Facebook suspende lançamento da Libra até dúvidas do regulador estarem esclarecidas

A rede social vai suspender o lançamento da moeda digital até que todas as dúvidas do regulador estejam esclarecidas e todas as aprovações necessárias sejam recebidas.

Após ter sido anunciada a nova moeda digital do Facebook, a Libra, foram vários os pontos de interrogação levantados pelos mercados. Isto levou a rede social a anunciar a suspensão do lançamento da criptomoeda, até que todas as dúvidas do regulador fiquem esclarecidas. Os responsáveis vão ainda esperar até obter todas as “as aprovações apropriadas”.

“O tempo até ao lançamento foi projetado para ser um processo aberto e sujeito a supervisão e revisão regulatória“, escreveu David Marcus, presidente da Calibra, subsidiária do Facebook que ficará responsável por gerir a criptomoeda, citado pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

“Sabemos que precisamos de tempo para acertar isso. E quero esclarecer: o Facebook não vai lançar a moeda digital Libra até que tenhamos resolvido completamente todas as preocupações regulatórias e recebido as aprovações necessária“, lê-se no documento que deverá ser apresentado esta terça-feira durante uma audiência no Comité Bancário do Senado dos Estados Unidos.

O objetivo inicial da empresa de Mark Zuckerberg era lançar a Libra já no próximo ano, contudo não se sabe se este anúncio vai alterar esses planos. A moeda digital vai ser regulada pelas autoridades da Suíça, país onde será instalada a sede.

Marcus sublinhou ainda que a Libra não pretende competir com outras moedas nacionais de outros países, nem vai interferir com as políticas monetárias dos bancos centrais. “A Associação Libra não pretende competir com nenhuma moeda soberana ou de entrar na arena da política monetária”, escreveu Marcus.

Desde a notícia do lançamento, a Reserva Federal dos EUA, o Banco Central Europeu e o Banco de Inglaterra mostraram preocupações quanto aos efeitos que esta criptomoeda poderia ter nos mercados. Até mesmo Donald Trump não se mostrou convencido: “Não sou fã da Bitcoin nem de outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujos valores são muito voláteis e calculados com base no ar”, escreveu, no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook suspende lançamento da Libra até dúvidas do regulador estarem esclarecidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião