Guerra comercial e baixa inflação castigam bolsas europeias. PSI-20 entre as menores perdas

Num cenário de agravamento das ameaças de Donald Trump à China, os dados económicos da Zona Euro não conseguem dar ânimo às ações. Lisboa desvalorizou 0,21%.

Maus sinais na economia do euro, mas também a possibilidade de um agravamento na guerra comercial, penalizaram as principais praças europeias. As quedas só não foram mais expressivas graças à recuperação do mercado petrolífero que sustentou as ações das empresas do setor.

A inflação assume especial relevância após vários conselheiros do Banco Central Europeu (BCE) a terem classificado de ‘inaceitavelmente baixa’. Além dos fatores estruturais que exercem pressão negativa sobre este indicador (tecnologia, desintermediação…), a debilidade económica registada (com o PIB do primeiro trimestre a crescer 1,2%) também limita a sua recuperação”, referiu a equipa de research do Bankinter, numa nota.

O índice de preços no consumidor acelerou 1,3% em junho (após maio ter sido o pior mês do ano com um aumento de apenas 1,2%), continuando a falhar a meta do BCE de uma inflação próxima, mas abaixo, de 2%. Portugal ficou abaixo da média dos países da moeda única.

As estimativas do Bankinter apontavam para que a inflação acelerasse ainda menos (1,1%) e os analistas acreditam que o BCE parece disposto a aplicar mais estímulos para dinamizar a economia e estimular a inflação. “Neste momento é de referir que o mercado já desconta um corte nas taxas pelo BCE na segunda metade do ano”, acrescentaram.

Os dados económicos, a par das novas ameaças do presidente Donald Trump sobre novas taxas aduaneiras à China, não deram ânimo às bolsas. O Stoxx 600 cedeu 0,36%, o alemão DAX perdeu 0,72%, o francês CAC 40 recuou 0,77% e o espanhol IBEX 35 tombou 1,17%.

Em Lisboa, o índice PSI-20 desvalorizou 0,21% para 5.252,28 pontos, com a Mota-Engil a liderar as perdas. A construtora perdeu 1,94% para 1,92 euros, enquanto os CTT cederam 1,65%. Destaque pela negativa também para o setor das pasta e papel, com a Navigator (-1,42%) e a Altri (-0,58%) a penalizarem. O BCP cedeu 0,90%.

Em sentido contrário, a Jerónimo Martins e a EDP Renováveis evitaram que o PSI-20 caísse ainda mais, ao registarem ganhos de 0,24% e 0,77%, respetivamente. A Galp Energia somou 0,11% para 14,02 euros à boleia da recuperação do preço do petróleo nos mercados internacionais, na maior parte da sessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra comercial e baixa inflação castigam bolsas europeias. PSI-20 entre as menores perdas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião