5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Ana Luísa Alves
  • 6 Dezembro 2016

A guerra na SIC parece ter vindo para ficar, mas também a Caixa volta a ser tema em discussão no Parlamento esta terça-feira, dia em que se reinicia a Comissão de Inquérito à recapitalização do banco.

Em terreno nacional, é para a SIC que os olhos se viram, depois do CEO da Nos se ter mostrado disposto a ripostar caso os reguladores nacionais aprovem a compra da TVI pela Altice, dona da MEO. O assunto Caixa volta a marcar presença no Parlamento, desta vez porque vai recomeçar esta terça-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito à recapitalização do banco. Lá fora, são conhecidas as estimativas para o crescimento da Zona Euro, referente ao terceiro trimestre, e as estimativas para as encomendas da indústria da maior economia do velho continente, na Alemanha. Do outro lado do Atlântico saem os dados da balança comercial norte-americana.

Guerra na SIC?

Foi a história da sessão de ontem no mercado nacional. As ações da Impresa dispararam 13% depois de Miguel Almeida, CEO da Nos, ter revelado no fim de semana que estaria disposto a ripostar com as mesmas armas caso os reguladores nacionais aprovem a compra da TVI pela Altice, dona da Meo. Para a Haitong, a posição assumida por Miguel Almeida só pode significar uma coisa: a Nos considera comprar a Impresa, dona da SIC, para poder rivalizar com a Meo.

Caixa volta ao Parlamento

Depois de suspensa durante algumas semanas, recomeça esta terça-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. A comissão tem um prazo de 120 dias, e já passaram 70 dias. Os 50 que faltam começam a ser contabilizados a partir do dia 1 de dezembro, mas há a hipótese de este prazo ser prolongado para os 180 dias, se necessário.

No mesmo dia vão ser votadas no parlamento as propostas para limitar os salários dos gestores da Caixa Geral de Depósitos. Em cima da mesa está o Projeto de Lei que consagra a imposição de deveres de transparência aos administradores da Caixa e altera o Estatuto do Gestor Público.

PIB da Zona Euro

As estatísticas para o crescimento da Zona Euro no terceiro trimestre vão ser reveladas esta terça-feira, e podem revelar um crescimento notável neste período, bem como indicar como será o crescimento no último trimestre do ano. É esperado uma ligeira contribuição para a expansão da economia através do aumento do consumo e de outras contribuições. A melhor perspetiva é que a economia da Zona Euro tenha crescido 0,3%, mas mesmo assim ainda não está dentro dos objetivos do Banco Central Europeu.

Encomendas à indústria alemã

O motor da economia da Zona Euro revela esta terça-feira os dados relativos às encomendas feitas junto da indústria alemã. A previsão dos economistas aponta para um crescimento das encomendas de 1,6% em outubro, depois de ter crescido 2,6% em setembro.

Balança Comercial de Outubro nos EUA

Do outro lado do Atlântico, a maior economia do mundo apresenta as estatísticas sobre a atividade comercial um indicador importante sobretudo para os investidores do mercado cambial. Os analistas sondados pela Bloomberg antecipam um agravamento do défice comercial para 42 mil milhões de dólares em outubro, face ao défice de 36,4 mil milhões de dólares apurado em setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião