Credit Suisse multado em 15,4 milhões de euros nos EUA

  • Lusa
  • 5 Dezembro 2016

Banco foi multado por falta de controlo na lavagem de dinheiro.

O banco Credit Suisse foi multado em 16,5 milhões de dólares (15,4 milhões de euros) nos Estados Unidos por falta de controlo na lavagem de dinheiro, anunciou hoje um regulador.

A instituição suíça é acusada de não ter detetado transações ilegais efetuadas por entidades não registadas junto dos reguladores norte-americanos entre janeiro de 2011 e setembro de 2013.

A autoridade de regulação financeira (Finra) explicou em comunicado que 55 milhões de ações de empresas de média dimensão mudaram de mãos entre entidades estrangeiras através do Credit Suisse, nesse período, sem que isso tenha sido comunicado às autoridades.

O banco também não foi vigilante em relação a transferências de dinheiro suspeitas entre janeiro de 2011 e dezembro de 2015.

“Uma parte importante dos dados que entraram no sistema automático de vigilância não estava completa ou os dados estavam viciados, o que comprometia a eficácia de todo o sistema”, indicou a Finra.

O regulador aponta também que o Credit Suisse decidiu não utilizar os esquemas clássicos que permitem identificar movimentos ilegais.

O banco concordou em pagar a multa através de uma das suas filiais, mas não admitiu a culpa, uma estratégia que lhe permite manter a licença bancária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Credit Suisse multado em 15,4 milhões de euros nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião