Reserva Federal corta juros pela primeira vez desde 2008

A Reserva Federal cortou a taxa de juro em 0,25 pontos percentuais, o primeiro corte desde a crise financeira. Baixo investimento, inflação e incertezas motivam primeiro corte desde a crise.

A Reserva Federal anunciou esta quarta-feira o corte da taxa de juro de referência em 0,25 pontos percentuais, reduzindo as taxas pela primeira vez desde dezembro de 2008, sinalizando que se irá manter atenta às condições económicas e que poderá agir novamente caso os objetivos não se concretizem. A decisão não foi unânime e teve dois votos contra.

Em comunicado, a instituição liderada por Jerome Powell explicou que a decisão se deve aos desenvolvimentos a nível global que têm afetado as perspetivas económicas da maior economia do mundo. A Reserva Federal espera que a economia norte-americana continue a crescer de forma sustentada, o mercado de trabalho continue forte e que a inflação se mantenha perto do objetivo de 2%, mas existe um grau de incerteza em torno destes objetivos que motiva este corte.

“Apesar de o consumo privado ter ganho fôlego face ao início do ano, o crescimento do investimento empresarial fixo tem sido moderado. Numa base anual, a inflação global e a inflação excluindo itens alimentares e energia estão abaixo dos 2%”, disse.

Nesse sentido, a decisão é de que a taxa de juro de referência seja reduzida para um intervalo entre os 2% e 2,25%. Este pode não ser o único corte na taxa de juro a acontecer este ano. No mesmo comunicado, a Reserva Federal diz que vai continuar a monitorizar os desenvolvimentos da economia norte-americana e poderá fazer ajustamentos à taxa tendo em conta os objetivos para o crescimento da economia, do mercado de trabalho e a taxa de inflação.

Na conferência de imprensa que se seguiu ao anúncio da decisão sobre a taxa de juro, o presidente da Reserva Federal explicou que esta decisão é tomada parcialmente para servir como garantia contra os riscos que a Reserva Federal identifica que podem vir a ter impacto na economia norte-americana. Jerome Powell disse ainda que as tensões comerciais e o abrandamento do crescimento económico global — nomeadamente na União Europeia e na China — já estão a afetar as condições económicas nos Estados Unidos, e que esses fatores também pesaram na decisão.

Sobre as tensões comerciais, numa altura em que os Estados Unidos e a China voltaram à mesa das negociações, Jerome Powell disse que “já estão a ter um impacto significativo nas condições nos mercados e na economia”.

Além do corte de juros, a Reserva Federal anunciou também que vai concluir dois meses antes a redução prevista dos ativos no seu balanço, comprados em mercado secundário ao abrigo do System Open Market Account. A decisão permite à Reserva Federal manter mais ativos no seu balanço, uma medida cujo impacto tem sido questionado.

A decisão não foi unânime. Os presidentes da Reserva Federal de Kansas City, Esther George e Eric Rosengren votaram contra a decisão e manifestaram a sua preferência para que as taxas se mantivessem inalteradas nesta reunião, entre os 2,25% e os 2,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reserva Federal corta juros pela primeira vez desde 2008

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião