Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 6 Dezembro 2016

May enfrenta dissidentes no Parlamento, Xi Jinping vai ser o primeiro Presidente chinês a ir a Davos, a Volkswagen lança concorrente da Uber,e as outras três notícias que marcam a atualidade mundial.

O deslize diplomático de Donald Trump com a China continua a causar problemas, oito grandes empresas sul-coreanas estão a ser julgadas por corrupção e Theresa May defronta-se com dissidentes dentro do seu próprio partido. Leia aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial esta terça-feira.

BBC

Samsung e Hyundai entre empresas coreanas julgadas por corrupção

Oito das maiores empresas da Coreia do Sul, incluindo a Samsung e a Huyndai Motors, começaram a ser julgadas em tribunal por acusações de ter subornado a Presidente Park Geun-hye com a transferência de milhões de dólares para fundos ligados a ela. A Chefe de Estado enfrenta um impeachment. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Wall Street Journal

Volkswagen lança concorrente à Uber

Chama-se Moia, tem sede em Berlim e é a esperança da Volkswagen de entrar no mercado dos serviços digitais de boleia. Esta segunda-feira a fabricante automóvel alemã apresentou a sua nova empresa para tentar rivalizar com o Silicon Valley. Um dos negócios da Moia, o Gett, já está a funcionar e tem o mesmo conceito que a Uber. Leia a notícia completa no Wall Street Journal. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

Financial Times

Xi Jinping vai ser primeiro Presidente chinês a ir a Davos

É um sinal da ambição global da China, escreve o Financial Times: Xi Jinping vai ser o primeiro Presidente chinês a ir ao Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, este janeiro. A viagem vai coincidir com uma visita oficial à Suíça. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

South China Morning Post

Casa Branca sossega China após Trump falar com Taiwan

Foi uma quebra protocolar cujas ramificações continuam: quando o Presidente eleito dos EUA falou com a Presidente de Taiwan, cuja soberania não é reconhecida pela China, sacudiu as relações entre as duas grandes potências. Agora, é a Casa Branca que entra em cena para tentar acalmar os ânimos, assegurando as autoridades chinesas de que o compromisso dos EUA continua a ser para com a China. Leia a notícia completa no South China Morning Post. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Bloomberg

May enfrenta revolta interna devido a secretismo sobre Brexit

A primeira-ministra britânica pode ter novos problemas a caminho agora que cerca de 40 deputados do seu partido poderão estar dispostos a apoiar uma iniciativa da oposição que obrigaria Theresa May a revelar ao parlamento o seu plano para a saída da União Europeia antes de dar início às negociações. A moção vai ser debatida esta quarta-feira. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

The Guardian

Eleitor republicano do Colégio dos EUA vai votar contra Trump

O primeiro entre os eleitores presidenciais republicanos anunciou que não vai votar em Trump apesar de ser esse o voto do Texas. Os membros do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos constituem um corpo de 538 pessoas cujos votos são definidos de acordo com a preferência do seu estado de origem e que, na prática, elegem o Presidente dos EUA. Já vários democratas tinham anunciado a sua vontade de votar a favor de Hillary Clinton apesar da escolha do seu estado de origem, mas este é o primeiro republicano a fazê-lo. Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião