Nova greve no horizonte. Motoristas entregam hoje pré-aviso para a primeira semana de setembro
Pedro Pardal Henriques adiantou, esta manhã, que os motoristas de matérias perigosas vão entregar um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar para a primeira semana de setembro.
O Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) vai apresentar, esta quarta-feira, um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar, feriados e fins de semana, confirmou o porta-voz dessa estrutura sindical, Pedro Pardal Henriques, à Rádio Observador. A nova paralisação deverá acontecer na primeira semana do próximo mês. Às 13h, o presidente do SNMMP explicará “todos os pressupostos e contornos” desta nova greve.
Pouco mais de 48 horas depois de terem anunciado o levantamento da greve que tinham iniciado a 12 de agosto e o regresso às negociações com os patrões, os motoristas de matérias perigosas preparam-se para convocar uma nova paralisação, que, a avançar, será a terceira deste ano.
Na terça-feira, o Ministério das Infraestruturas recebeu a Antram e o SNMMP numa tentativa de criar uma base negocial comum que servisse de ponto de partido no processo de mediação, que teria à cabeça a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). Não foi possível, contudo, chegar a esse consenso, uma vez que era necessário que ambas as partes deixassem cair as pré-condições iniciais, orientação à qual cederam apenas os patrões. Os motoristas, por sua vez, tentaram impor parte dos resultados finais da mediação.
Foi face ao insucesso deste regresso à negociações que o SNMMP decidiu avançar com um novo pré-aviso de greve. Desta vez, a paralisação deverá acontecer no início de setembro e durar cerca de duas semanas.
“O presidente do sindicato, Francisco São Bento, vai anunciar, esta quarta-feira, em conferência de imprensa marcada para as 13h00 em Aveiras que vai avançar com um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar, feriados e fins de semana”, disse o porta-voz e vice-presidente do SNMMP.
(Notícia atualizada às 10h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova greve no horizonte. Motoristas entregam hoje pré-aviso para a primeira semana de setembro
{{ noCommentsLabel }}