Partido Democrático e 5 Estrelas prontos a formar governo em Itália

  • ECO
  • 28 Agosto 2019

Líderes do dois partidos disseram esta quarta-feira ao Presidente italiano que está pronto a tentar formar governo. O novo executivo deverá ser liderado por Giuseppe Conte.

Está mais perto do fim a crise governativa em Itália. Os líderes do Partido Democrático e do Movimento 5 Estrelas adiantaram ao Presidente italiano que estão prontos a tentar formar um novo governo, resolvendo-se assim um impasse político criada há uma semana.

Depois de ter falado com o Presidente Sergio Mattatella, Nicola Zingaretti disse aos jornalistas que o seu partido vai aceitar o candidato do Movimento 5 Estrelas para primeiro-ministro, Giuseppe Conte, que na semana passada apresentou a sua demissão do cargo após o partido Liga Norte ter “forçado” a queda do executivo italiano.

“Amamos Itália e consideramos que vale a pena tentar esta experiência”, afirmou Zingaretti, em declarações citadas pela agência Reuters. “Em tempos difíceis como estes, renunciar à nossa responsabilidade de ter a coragem de tentar isto é algo que não podemos permitir”, disse ainda.

Do lado do Movimento 5 Estrelas, Luigi di Maio referiu que “há um acordo político com o Partido Democrático para dar a Conte o mandato de primeiro-ministro para tentar formar um governo de longo prazo”.

Partido Democrático e Movimento 5 Estrelas têm estado em negociações desde a semana passada, tentando ultrapassar os anos de hostilidade e de confrontação para constituir um novo governo, numa tentativa de evitar eleições antecipadas em Itália que poderiam favorecer a Liga Norte.

Com os progressos nas negociações, o mercado está a apostar numa solução de governo sem recurso a novas eleições. A taxa de juro da dívida a 10 anos caiu para o mínimo histórico abaixo de 1%.

(Notícia atualizada às 18h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partido Democrático e 5 Estrelas prontos a formar governo em Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião