Mais de 100 condutores de trotinetas multados este ano

  • ECO
  • 28 Agosto 2019

Segundo dados da PSP, em apenas seis meses foram passadas mais de 100 multas nos distritos de Lisboa, Porto, Faro e Coimbra. Há ainda registo de 74 acidentes a envolver este tipo de veículos.

Em apenas seis meses a Polícia de Segurança Pública (PSP) já passou mais de 100 multas a condutores de trotinetas elétricas, sendo que 31 condutores foram apanhados com uma taxa-crime de álcool no sangue. Estes dados são conhecidos no dia em que o Automóvel Clube de Portugal (ACP) lança uma campanha de sensibilização para o uso de capacetes nas trotinetas e bicicletas elétricas.

Segundo os dados da PSP, citados pelo Jornal de Notícias, foram passadas mais de uma centenas de infrações nos distritos de Lisboa, Porto, Faro e Coimbra. O maior número de infrações regista-se na capital (mais de metade). No que toca à sinistralidade, somam-se 74 acidentes envolvendo estes veículos (10 atropelamentos, 44 colisões e 20 despistes) e dos quais resultaram 55 feridos leves, mais 47 do que em 2018.

As coimas relativamente à condução sob o efeito de álcool podem ir dos 125 aos 1.250 euros sendo que, em caso de a taxa ser superior a 1,2 gramas/litro é considerado crime, punido com pena de prisão até um ano. Além da condução sob o efeito de álcool, há registo de estacionamento em locais indevidos, circulação em passeios, desrespeito da sinalização e utilização da trotineta por duas ou mais pessoas.

“Não sejas Alberto, usa capacete!” é o mote da campanha de sensibização do ACP. A campanha lançada esta quarta-feira permite alertar para as consequências da não utilização de capacetes e conta com a presença da PSP, bem como das empresas de trotinetas a operar em Portugal. As trotinetas e bicicletas elétricas podem atingir os 30 km/h.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 100 condutores de trotinetas multados este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião