Taxa de desemprego terá recuado para 6,5% em julho. Jovens fora desta melhoria

O mercado de trabalho tem dado sinais de estagnação desde o início do ano, depois das descidas mais acentuadas no pós-crise. Em julho terá voltado a melhorar.

A taxa de desemprego terá recuado para 6,5% em julho, depois de no mês anterior se ter situado em 6,6%, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Os jovens terão ficado de fora desta melhoria no mercado de trabalho. Esta evolução acontece numa altura em que a economia portuguesa aponta para uma estabilização no segundo trimestre, num cenário de abrandamento a nível internacional.

“Em julho de 2019, a estimativa provisória da taxa de desemprego foi de 6,5%, tendo diminuído 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior e a três meses antes, e diminuído 0,3 pontos percentuais em comparação com julho de 2018”, escreve o INE na nota publicada esta manhã sobre a evolução da taxa de desemprego.

O instituto explica, porém, a taxa de desemprego não teve a mesma evolução para adultos e jovens. Enquanto no caso dos adultos a taxa terá descido de 5,6% para 5,5%, no caso dos jovens – pessoas entre os 15 e os 24 anos – a taxa terá apresentado uma subida de 18,6% para 19,3%. Isto significa um agravamento de 0,7 pontos percentuais na taxa de desemprego entre os jovens, o que corresponde a mais três mil jovens no desemprego no espaço de um mês. Já a população jovem empregada ter-se-á mantido praticamente inalterada.

No conjunto, o número de pessoas sem trabalho terá ficado em 336,8 mil em julho, menos 1,8 mil do que no mês passado e 15,9 mil abaixo do que se registou um ano antes. A população empregada terá atingido 4.840,7 mil, mais 9,3 mil pessoas do que no mês anterior e mais 33,3 mil pessoas em relação ao período homólogo.

A 30 de julho, o INE revelou que a taxa de desemprego de junho teria sido de 6,7%, uma décima acima da marca observada em maio. O valor foi agora corrigido para 6,6% mantendo-se assim igual ao registo de maio, o que se traduz em mais um sinal de estabilização no mercado de trabalho.

Para o conjunto do segundo trimestre, o INE divulgou que a taxa de desemprego baixou para 6,3%. O INE usa critério diferentes para apurar a taxa mensal – que é ajustada da sazonalidade – e a taxa trimestral – que não é ajustada dos efeitos de sazonalidade.

O Governo prevê que a taxa de desemprego seja de 6,6% em 2019, quatro décimas abaixo do registo do ano anterior.

Evolução da taxa de desemprego (%)

Fonte: INE

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego terá recuado para 6,5% em julho. Jovens fora desta melhoria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião