Morreu Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbabwe

  • Lusa e ECO
  • 6 Setembro 2019

Robert Mugabe morreu dois anos depois de renunciar ao cargo de presidente do Zimbabwe. Tinha 95 anos.

O ex-presidente do Zimbabwe Robert Mugabe morreu esta sexta-feira aos 95 anos, cerca de dois anos após renunciar ao cargo que ocupou durante mais de três décadas, anunciou o atual chefe de Estado, Emmerson Mnangagwa.

“É com muita tristeza que anuncio a morte do pai fundador e ex-presidente do Zimbabwe, major Robert Mugabe”, disse Emmerson Mnangagwa na sua página do Twitter.

“Mugabe foi um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação do seu povo”, acrescentou o presidente do Zimbabwe na rede social.

Mugabe morreu num hospital em Singapura, rodeado pela sua família e pela sua mulher, Grace, indicaram várias fontes aos órgãos de comunicação social locais.

O ex-Presidente do Zimbabué estava a receber tratamento médico na cidade asiática há cinco meses.

Mugabe nasceu em 21 de fevereiro de 1924. Na década de 1970 liderou uma campanha de guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica.

Em 1979, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher anunciou que o Reino Unido reconheceria oficialmente a independência da Rodésia, como era designado naquela altura o país. Mugabe foi eleito primeiro-ministro no ano seguinte.

Robert Mugabe deteve o poder no Zimbábue durante 37 anos, antes de ser derrubado num golpe de Estado em novembro de 2017.

Mugabe foi forçado a afastar-se depois de o Exército e o seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF), lhe retirarem o apoio.

(Notícia atualizada às 8h51 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbabwe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião