5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
O Banco de Portugal revela, esta sexta-feira, as estatísticas das emissões de títulos, enquanto o INE divulga as estatísticas do comércio internacional.
Terminou a expectativa em torno das decisões do Banco Central Europeu (BCE). O regulador optou por prolongar o programa de compra de dívida pública até ao final do próximo e as bolsas europeias reagiram em alta, e é assim que deverão fechar esta semana. Por cá, as atenções estarão hoje viradas para os indicadores económicos que serão divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Como evoluíram as exportações?
Esta manhã, pelas 11h00, o INE divulga as estatísticas do comércio internacional, relativas a outubro deste ano. É o momento para perceber se as exportações continuam a evoluir como até aqui, numa altura em que são elas que estão a permitir o crescimento da economia portuguesa acima do esperado. Em setembro, as exportações aceleraram 6,6%, face ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações subiram apenas 1,9%.
E os juros da dívida, vão acalmar?
A primeira reação dos mercados ao anúncio do Banco Central Europeu (BCE), que decidiu ontem prolongar o programa de compra de dívida até ao final do próximo ano, foi pouco animadora. Os juros da dívida dos países da periferia dispararam, com os juros da dívida portuguesa a 10 anos a chegarem a tocar nos 3,760%, uma subida de 24 pontos base e o valor mais elevado desde a altura do Brexit. Os investidores estarão agora atentos à evolução dos juros durante esta sexta-feira.
Fundos de investimento e emissões de títulos
Também esta manhã, o Banco de Portugal divulga as estatísticas de fundos de investimentos, bem como as estatísticas de emissões de títulos, ambas referentes a outubro de 2016.
Europa, EUA e China. Tudo a prestar contas
Hoje é dia de divulgação de indicadores económicos por todo o mundo. Na Europa, o Banco de Inglaterra divulga um relatório com o comportamento da inflação em novembro, enquanto o gabinete de estatísticas britânico revela os últimos dados da balança comercial. França divulga os dados mais recentes da produção industrial e a Alemanha publica as estatísticas do comércio internacional. Do outro lado do Atlântico, a Reuters divulga o sentimento dos consumidores norte-americanos. Já as autoridades chinesas publicam o índice de preços ao consumidor.
Mais recordes nas bolsas norte-americanas
As bolsas norte-americanas continuam a bater os próprios recordes. Na quinta-feira, voltaram a atingir máximos históricos, numa altura em que os investidores depositam mais confiança no crescimento da economia, depois da eleição de Donald Trump. Agora, refere a Reuters, é prestar atenção às ações da cotadas industriais e financeiras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}