Cartas de condução vão poder ser renovadas online

  • ECO
  • 9 Dezembro 2016

Também vão aumentar os balcões de atendimento. O Governo deverá anunciar a mudança durante o primeiro trimestre de 2017.

As cartas de condução vão poder ser renovadas online ou nas conservatórias, escreve esta sexta-feira o Público, que cita uma fonte ligada ao Governo. A mudança, contudo, não serve para quem tira a carta pela primeira vez.

O Governo deverá anunciar a mudança no primeiro trimestre de 2017, até março do próximo ano. O processo de renovação de carta não precisará, assim, de deslocação ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT), podendo passar apenas pelo envio dos documentos necessários, digitalizados, para o IMT através da Internet.

No entanto, quem preferir fazê-lo presencialmente terá também mais opções, sendo que o Governo tenciona que os balcões das conservatórias estejam também aptos para processar uma renovação de carta de condução.

O processo de renovação da carta de condução pode ser bastante lento, com um membro de Governo a dizer ao Público que “os atrasos na renovação das cartas de condução chegaram a ser de dois anos”. O novo projeto, para o qual a legislação necessária está já a ser preparada, intitula-se Carta Sobre Rodas e tem como objetivo diminuir estes atrasos.

Outros aspetos do programa Simplex que se aplicam à simplificação da carta de condução incluem a morada já não constar do cartão, o que faz com que este não tenha de ser substituído com cada mudança de residência, e passar a ser válida durante 15 anos e não dez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cartas de condução vão poder ser renovadas online

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião