Lisboa sobe pela quinta sessão à boleia do BCE

Bolsa nacional arrancou em alta, com o BCP a destacar-se novamente nos ganhos. Europa também positiva após extensão de programa de compra de ativos do BCE.

A praça lisboeta arrancou em alta, com o PSI-20 a somar ganhos pela quinta sessão consecutiva. A bolsa nacional acompanha o sentimento positivo do resto da Europa que continua a somar ganhos após a extensão do programa de compra de ativos por parte do BCE, até dezembro do próximo ano.

O índice PSI-20 abriu a somar 0,12%, para os 4.632,43 pontos, para novos máximos de mais de um mês. A Pharol lidera a subidas, com as suas ações a valorizarem 2,96%, para os 0,21 euros. Contudo, o principal destaque positivo recai sobre os títulos do BCP que somam a quarta sessão de ganhos, período em que acumulam uma valorização de quase 20%. Hoje, as ações do banco liderado por Nuno Amado arrancaram a acelerar 0,7%, para os 1,36 euros. Já o BPI vê os seus títulos avançarem 0,09%, para os 1,129 euros.

Em alta, referência ainda para a subida de 0,49% das ações da Mota-Engil, para os 1,64 euros, e de 0,61% no caso dos títulos da Sonae, que seguem nos 0,82 euros.

Entre as energéticas, poucas oscilações. Enquanto a EDP Renováveis sobe uns escassos 0,02%, para os 5,92 euros, a EDP perde 0,11%, para os 2,81%.

No mercado da dívida, os juros portugueses seguem em queda. A taxa de juro a 10 anos da dívida soberana nacional recua 1,4 pontos base, para os 3,732%, depois de ontem ter disparado acima da fasquia dos 3,75%, após o anúncio da decisão do BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa sobe pela quinta sessão à boleia do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião