EUA com luz verde para imporem novas tarifas contra UE
A Organização Mundial do Comércio (OMC) deu autorização aos EUA para amealharem até oito milhões de euros em tarifas aduaneiras contra Bruxelas, num processo que envolve alegados subsídios à Airbus.
Os EUA obtiveram luz verde da Organização Mundial do Comércio (OMC) para imporem milhares de milhões de euros em tarifas retaliatórias contra a União Europeia (UE). A decisão surge ao abrigo de um processo que abrange alegados subsídios ilegais concedidos à Airbus, de acordo com o Politico.
Segundo o jornal, a decisão da OMC deverá “quase certamente” levar o Presidente Donald Trump a anunciar novos impostos sobre importações de um leque abrangente de produtos, desde queijos até aviões de passageiros, o que deverá ser particularmente penalizador para a Airbus. Com estas tarifas, os EUA deverão conseguir amealhar valores entre cinco mil milhões e oito mil milhões de euros.
A decisão, que ainda não é oficial, deverá fazer escalar a guerra comercial entre Washington e Bruxelas, numa altura em que a Comissão Europeia está num processo de transição de liderança, de Jean-Claude Juncker para a alemã Ursula von der Leyen.
Em causa, um processo que se arrasta há décadas e envolve um diferendo acerca de alegados subsídios indevidos que foram dados à fabricante aeroespacial francesa Airbus. Os EUA avançaram com a queixa na OMC em 2006, refere o Politico.
Praticamente em simultâneo, decorre outro processo na mesma organização, no qual a UE alega que os EUA também deram subsídios ilegais à norte-americana Boeing.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA com luz verde para imporem novas tarifas contra UE
{{ noCommentsLabel }}