Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 19 Setembro 2019

O Reino Unido tem até 30 de setembro para apresentar uma proposta para abandonar a UE com um acordo, caso contrário “está tudo acabado”. Este é um dos principais destaques da imprensa internacional.

O primeiro-ministro da Finlândia, Antii Rinne, encostou o Reino Unido, dando 30 de setembro como a data limite para apresentar uma proposta de acordo. Na imprensa desta quinta-feira, destaque ainda para Netanyahu que depois de ter perdido as eleições em Israel, pede um Governo de unidade nacional. Já a Grécia quer dar apoio de 9 mil milhões aos bancos para limparem malparado dos seus balanços, a China vai libertar 10 mil toneladas de porco das reservas nacionais. A Itália e a França estão em sintonia: migrantes devem ser distribuídos pela UE.

BBC

Reino Unido tem até 30 de setembro para a apresentar proposta escrita para o Brexit – UE

O Reino Unido tem até ao final de setembro para apresentar uma proposta para abandonar a União Europeia com um acordo, caso contrário “está tudo acabado”, disse o primeiro-ministro da Finlândia, Antii Rinne à BBC. O chefe do Governo finlandês, que detém a presidência rotativa da União Europeia, diz que chegou a acordo com Emmanuel Macron que os britânicos têm de apresentar propostas por escrito até 30 de setembro, caso contrário não haverá acordo.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre, conteúdo em inglês).

Haaretz

Netanyahu perde eleições em Israel mas pede Governo de unidade nacional

Com 97% dos votos contados, a coligação de centro esquerda de Benny Gantz é a vencedora das eleições legislativas em Israel, mas sem deputados suficientes para conseguir uma maioria no Knesset. Benjamin Netanyahu, que procurava o seu quinto mandato consecutivo na liderança do Governo, instou Benny Gantz a formar um Governo de unidade nacional, mas na sua coligação há resistência a uma aliança com o grupo de partidos liderados pelo Likud.

Leia a notícia completa no Haaretz (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Grécia quer dar apoio de 9 mil milhões aos bancos para limparem malparado dos seus balanços

O Governo grego pediu autorização à Comissão Europeia para criar uma linha de crédito de 9 mil milhões de euros para ajudar os bancos gregos a limparem os seus balanços dos elevados volumes de malparado, uma medida semelhante à criada em Itália em 2016, avança a agência Bloomberg. O esquema precisa de aprovação da Comissão Europeia, devido às regras relativas às ajudas de Estado.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

CNN

China vai libertar 10 mil toneladas de porco das reservas nacionais

Para lidar com a crise de febre suína e o consequente disparar de preços da carne de porco, a China vai libertar 10 mil toneladas métricas de carne de porco das reservas centrais. O porco congelado, importado dos Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, França e Chile, vai ser leiloado online na tarde de quinta-feira. As empresas interessadas têm de se inscrever e ser examinadas pelo Ministério do Comércio. Cada licitante pode comprar até 300 toneladas.

Leia a notícia completa na CNN (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

Itália e França em sintonia. Migrantes devem ser distribuídos pela UE

A União Europeia deve introduzir um novo sistema automático de acolhimento de migrantes salvos do Mediterrâneo. A posição é partilhada por França e Itália e é conhecida depois de na quarta-feira Macron e Conte se terem encontrado visando “consertar” as tensas relações bilaterais. Itália tem reclamado que as organizações não-governamentais francesas têm sido fundamentais para resgatar migrantes, mas que França não tem feito o suficiente para os ajudar.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião