Sindicato diz que há avanços mas acordo com ANTRAM ainda está “muito longe”

  • Lusa
  • 23 Setembro 2019

"Há um pequeno avanço, mas ainda estamos muito longe" do que é pretendido pelo sindicato, disse o porta-voz do Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias.

As negociações do contrato coletivo de trabalho entre Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) e patrões deram “um pequeno avanço” esta segunda-feira, mas o processo ainda está muito longe do pretendido, disse fonte sindical.

“Há um pequeno avanço, mas ainda estamos muito longe” do que é pretendido pelo sindicato, disse o porta-voz do Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), Anacleto Rodrigues, que falava aos jornalistas no final de uma reunião com a Associação Nacional de Transportadores Públicos, Rodoviários de Mercadorias (Antram), que decorreu em Coimbra e que durou cerca de quatro horas. A reunião teve como objetivo a continuação das negociações do contrato coletivo de trabalho.

“Temos a convicção de que se apresentássemos neste momento o que temos aos nossos associados, eles iriam rejeitar [o contrato coletivo de trabalho]”, afirmou. De acordo com Anacleto Rodrigues, “já se percorreu um longo caminho” nas negociações, mas o processo “está a ser mais lento” do que era a expectativa dos motoristas e do sindicato.

Apesar disso, o porta-voz do SIMM vincou que quer o sindicato quer a Antram querem manter as negociações para que “haja um resultado que, no fim, satisfaça as partes”.

Segundo o dirigente sindical, as questões mais complicadas de ultrapassar têm que ver com o pagamento do trabalho suplementar e com o descanso a que têm direito os motoristas que fazem as linhas internacionais. “Essas são as duas questões que mais nos afastam neste momento”, frisou.

SIMM e Antram deverão voltar a reunir-se a 4 de outubro, em Lisboa, ou a 8 de outubro, em Coimbra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato diz que há avanços mas acordo com ANTRAM ainda está “muito longe”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião