Farfetch acusada de declarações enganadoras aos mercados nos EUA

  • Lusa
  • 26 Setembro 2019

A Farfetch é acusada de não revelar que as operações de compra e venda online de artigos iriam "provavelmente" levar à "volatilidade dos preços dos bens de luxo".

A empresa Farfetch, fundada pelo português José Neves, enfrenta uma ação coletiva de investidores nos Estados Unidos (EUA) por alegadas violações da lei federal de valores mobiliários, revelou a representante legal dos queixosos, Schall Law Firm.

De acordo com a comunicação social norte-americana, a representante avançou com uma ação coletiva contra a empresa Farfetch, que consiste numa investigação que deve determinar se a empresa, que entrou na Bolsa de Nova Iorque há um ano, prestou declarações falsas ou enganadoras ou se falhou em divulgar informações pertinentes aos investidores.

Segundo o comunicado da Schall Law Firm, as queixas referem-se ao período da oferta inicial pública para a entrada na Bolsa de Nova Iorque, em setembro de 2018.

De acordo com a queixa, a Farfetch prestou “declarações falsas e enganosas aos mercados” e não revelou que as operações de compra e venda ‘online‘ de artigos iriam “provavelmente” levar à “volatilidade dos preços dos bens de luxo”.

O texto detalha que, “de facto, as operações principais da empresa eram suscetíveis à pressão de preços” no mercado, pelo que a Farfetch “recorreu a aquisições agressivas para manter a lucratividade” e fez, desta forma, uma comunicação enganadora. “Quando o mercado soube a verdade sobre a Farfetch, os investidores sofreram prejuízos”, constata a acusação.

A Farfetch teve perdas de 89,6 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros) no segundo trimestre de 2019, um valor maior do que o esperado pelos analistas.

O escritório de advogados que avançou com a ação coletiva, Schall Law Firm, representa investidores internacionais e é especializado em processos no mercado de valores mobiliários. Contactada pela Lusa, a empresa portuguesa disse esta quinta-feira que não pode comentar processos que estão em curso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farfetch acusada de declarações enganadoras aos mercados nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião