Pagamentos com cartões atingem recorde. Foram mais de 25 mil milhões de euros no verão

Em julho e agosto foram movimentados mais de 25 mil milhões de euros com cartões bancários, 7% acima do ano anterior. Já os débitos diretos ascenderam a 5 mil milhões de euros, um aumento de 14,3%.

A utilização do “dinheiro de plástico” ganha cada vez mais espaço nas operações do dia-a-dia em Portugal. E isso foi particularmente notório no verão, período em que foi movimentado um valor recorde com cartões bancários em Portugal. As operações com este meio de pagamento ascenderam a mais de 25 mil milhões de euros.

De acordo com o Banco de Portugal, nos meses de julho e agosto de 2019, os cartões bancários foram utilizados em 464,2 milhões de operações no valor global de 25.327 milhões de euros, o que representa um aumento de 9,2% em quantidade e de 7% em valor relativamente ao verão de 2018.

A contribuir para este crescimento esteve a presença de estrangeiros em Portugal naquele período. As compras realizadas em Portugal com cartões de pagamento estrangeiros e processadas no SICOI registaram novos máximos em julho e agosto deste ano.

Estes cartões foram utilizados em 25,6 milhões de operações, no valor total de 1.476 milhões de euros. Nestes meses, por cada compra realizada em Portugal com cartões estrangeiros foram gastos 58 euros, em média, valor que ainda assim fica abaixo dos 63 euros verificados em igual período do ano anterior.

De acordo com os dados recentemente divulgados sobre o turismo em Portugal, em julho de 2019, o setor do alojamento turístico registou 5,7 milhões de dormidas de hóspedes estrangeiros (mais 13% que no mês anterior e mais 5% que no período homólogo).

Franceses são os que mais passam cartão

A maioria das compras com cartões estrangeiros foram efetuadas com cartões emitidos em França (6,7 milhões de operações, no valor total de 330 milhões de euros). “Estes números revelam um crescimento homólogo de 11,9% em quantidade e de 5,2% em valor, acompanhando um incremento de 2% no número de hóspedes desta nacionalidade“, contextualiza o Banco de Portugal.

Também as compras efetuadas no estrangeiro com cartões portugueses voltaram a atingir recordes nos meses de verão: 11,9 milhões de operações, no valor total de 559,4 milhões de euros. Tal corresponde a uma subida de 29,3% em quantidade e de 23,1% em valor, face ao período homólogo.

Compras com cartões estrangeiros em Portugal

O Reino Unido foi o país onde os portugueses efetuaram mais compras com cartões: 3 milhões de compras num valor global de 128 milhões de euros. Tal corresponde a uma subida de 40,4% em quantidade e de 41,4% em valor, em termos homólogos. O segundo destino com maior utilização de cartões foi Espanha, com 2 milhões de compras no valor de 141 milhões de euros e uma subida homóloga de 23,2% em quantidade e de 20,4% em valor.

Em média, os portugueses gastaram 47 euros por cada compra efetuada no estrangeiro, valor ainda assim aquém face aos 49 euros registados no verão de 2018.

Débitos diretos também em máximos

Os débitos diretos também registaram um máximo histórico entre julho e agosto. Ascenderam a um total de 35,1 milhões de operações, no valor total de 5.043 milhões de euros. Face ao período homólogo, trata-se de um aumento de 18,3% em quantidade e de 14,3% em valor.

Evolução dos débitos diretos

“Esta subida reflete uma crescente confiança na utilização deste instrumento em pagamentos regulares (por exemplo, as contas da água, da luz, do gás, despesas de telecomunicações, seguros, quotas, prestações e rendas), pela sua comodidade e segurança”, explica a entidade liderada por Carlos Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pagamentos com cartões atingem recorde. Foram mais de 25 mil milhões de euros no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião