Amundi compra a Pioneer por 3,5 mil milhões de euros

  • Ana Luísa Alves
  • 12 Dezembro 2016

Depois da venda da Pioneer ter sido proposta na semana passada, esta segunda-feira a Bloomberg confirma a compra da UniCredit por parte da francesa Amundi.

O maior banco italiano, o UniCredit confirmou a venda da gestora de ativos Pioneer por 3,5 mil milhões de euros à francesa Amundi, ao contrário dos quatro mil milhões avançados no fim de semana.

O negócio concretizado agora, a compra da Pioneer, com ativos no valor de 222 mil milhões de euros, vai fazer com que a Amundi tenha sob a sua gestão ativos no valor de 1,3 biliões de dólares, tornando-a a oitava maior gestora de ativos do mundo, disse a empresa em comunicado, a que a Bloomberg teve acesso esta segunda-feira.

O CEO, Yves Perrier, disse que a empresa quer continuar a ser um rival europeu das gigantes norte-americanas, como a BlackRock, a empresa que Larry Fink tornou a maior gestora de ativos do mundo.

“A Amundi está a subir mais um nível nos rankings globais”, disse Alexandre Blondel, diretor na Equinox-Cognizant, em Paris, especializado em serviços financeiros. “A presença da Pioneers é significante para nós, e deve dar à Amundi o acesso ao negócio de retalho da UniCredit na Europa”, acrescentou.

A venda da Pioneer deve-se a um processo de recapitalização que o banco italiano está a levar a cabo, de modo a que se possa afastar do Monte dei Paschi, que chumbou nos testes de stress.

É esperado que o negócio aconteça nos primeiros seis meses do próximo ano, avança a Bloomberg. O Credit Agricola vai garantir os direitos desta compra e prometeu manter a participação em pelo menos 66,7% da Amundi.

Esta segunda-feira a Amundi avançou 7,8% na abertura da bolsa de Paris, o valor mais alto desde o IPO em novembro de 2015, enquanto o Credit Agricole ganhou apenas 1,1% para os 11,63 euros.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amundi compra a Pioneer por 3,5 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião