Sueca Loomis e espanhola Tablisa na corrida ao controlo da Esegur

  • ECO
  • 4 Outubro 2019

A venda da principal empresa de segurança privada de Portugal está na fase final. Em cima da mesa estão duas ofertas exclusivas: uma da espanhola Tablisa outra da sueca Loomis.

A espanhola Trablisa e a sueca Loomis estão a disputar a portuguesa Esegur, detida pela Caixa Geral de Depósitos (50%) e pelo Novo Banco (44%), na sequência da queda do Grupo Espírito Santo. A venda está na fase final, estando estas duas ofertas exclusivas em cima da mesa, avança o El Espanhol.

De acordo com o jornal espanhol, a operação deverá estar concluída nas próximas semanas. Fontes próximas do processo garantem, que os valores envolvidos são altos, tendo a oferta sueca ultrapassado os 30 milhões de euros, mais 25% a 30% do que a proposta apresentada pelos espanhóis.

A Loomis tem ainda a vantagem de contar com o apoio financeiro da empresa matriz internacional e de faturar mais de 1.500 milhões de euros, “uma magnitude que está a anos-luz da Tablisa”, sublinha o mesmo jornal.

A Esegur é líder de mercado, mas a sua receita é de apenas 40 milhões de euros, um número significativamente abaixo naquele que alcançou no tempo do GES. De acordo com o El Espanhol, essa evolução negativa é um dos motivos para a sua alienação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sueca Loomis e espanhola Tablisa na corrida ao controlo da Esegur

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião