Bloco disponível para dar apoio parlamentar se o PS precisar, diz Catarina Martins
Catarina Martins diz que António Costa tem todas as condições para formar Governo. A líder do Bloco deixa a porta aberta para dar apoio parlamentar se o PS precisar.
Catarina Martins dá os parabéns ao PS e diz que, com os resultados já apurados, é possível perceber que António Costa tem todas as condições para formar Governo. A líder do Bloco deixa a porta aberta para dar apoio parlamentar se o PS precisar, seja uma solução de estabilidade, seja uma negociação todos os anos.
“O PS tem todas as condições para formar governo e se não tiver maioria absoluta e se precisar de apoio parlamentar tem duas opções: procurar uma solução de estabilidade, que assuma a continuidade da reposição de direitos e rendimentos ao longo da legislatura, e isso deve estar refletido no programa de Governo que vier a apresentar, ou realizar negociações ano a ano para cada orçamento“, diz Catarina Martins, em declarações transmitidas pelas televisões.
“O Bloco de Esquerda manifesta a sua disponibilidade, e se a primeira [opção] não se realizar, estaremos disponíveis para uma negociação caso a caso“, completa a líder bloquista. No entanto, Catarina Martins ressalva que os compromissos do partido se mantêm, como a recuperação do controlo público dos CTT.
A líder bloquista sublinhou também o resultado negativo para o PSD e o CDS. “A direta sofreu uma derrota histórica e estes quatro anos em que trabalhámos para derrotar o programa da direita provam como tínhamos razão quando dissemos que estava na altura de fazer uma mudança no país”, reitera.
Apesar de o Bloco ver a sua posição reforçada, o partido perdeu peso político, por já não ser indispensável para uma solução parlamentar, já que o PS, desta vez, vence as eleições e poderá necessitar apenas de uma força política para ter maioria absoluta. O Bloco perdeu também o deputado na Madeira, depois de nas eleições regionais não ter conseguido nenhum mandato.
(Notícia atualizada às 22h50)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bloco disponível para dar apoio parlamentar se o PS precisar, diz Catarina Martins
{{ noCommentsLabel }}