Líderes da UE formalizam nomeação de Lagarde na presidência do BCE

  • Lusa
  • 18 Outubro 2019

Os chefes dos governos da União Europeia confirmaram esta sexta-feira a nomeação de Christine Lagarde para a presidência do BCE, a última formalidade necessário para que a francesa suceda a Draghi.

Os líderes da União Europeia (UE) formalizaram esta sexta-feira, em Bruxelas, a nomeação de Christine Lagarde como presidente do Banco Central Europeu (BCE), para um mandato de oito anos, não renovável, em substituição de Mário Draghi.

Lagarde toma posse em 01 de novembro, sendo a primeira mulher a assumir a presidência do BCE depois de ter sido também a primeira diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em 02 de julho, o Conselho Europeu considerou que Christine Lagarde cumpria todos os critérios para ser candidata à liderança do BCE, tendo os ministros das Finanças da UE feito uma recomendação formal nesse sentido uma semana depois.

O BCE deu parecer positivo em 25 de julho e o Parlamento Europeu aprovou a escolha em 17 de setembro, em sessão plenária.

A comissão executiva do BCE é responsável pela aplicação da política monetária da zona euro e é composto por um presidente, um vice-presidente e quatro membros, todos nomeados para mandatos de oito anos não renováveis.

Os chefes de Estado e de Governo da UE estão hoje reunidos no segundo e último dia do Conselho Europeu, estando o primeiro-ministro, António Costa, a representar Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes da UE formalizam nomeação de Lagarde na presidência do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião