Governo ouve parceiros sociais para começar a discutir salário mínimo

  • ECO
  • 27 Outubro 2019

António Costa revelou este sábado que tem como meta colocar o salário mínimo nos 750 euros em 2023. Governo começa a ouvir parceiros sociais já para a semana para dar início a esta "caminhada".

O Governo começa a ouvir os parceiros sociais já na próxima semana para dar início à “caminhada” que irá colocar o salário mínimo nacional nos 750 euros em 2023, anunciou este domingo o primeiro-ministro, António Costa.

“Como sabe, o salário mínimo nacional não é objeto de negociação, é uma decisão do Governo. Mas manda o bom senso ouvir os parceiros socais. Para a semana vamos ouvir os parceiros sociais em sede de concertação“, disse António Costa, à chegada à comissão nacional do PS para eleger novo secretário-geral adjunto do partido — foi proposto o nome de José Luís Carneiro.

“Aí estaremos em condições de fixar a base de partida para esta caminhada que nos propomos fazer para atingir aos 750 euros em 2023″, adiantou ainda o primeiro-ministro aos jornalistas, em declarações transmitidas pela Sic Notícias.

Depois de ter tomado posse como líder do novo Governo, António Costa defendeu este sábado que “nesta legislatura é necessário ter uma valorização do salário mínimo”, tendo em conta o “papel importante que tem na redução das desigualdades”. E assumiu como meta chegar a 2023 com o salário mínimo nos 750 euros.

“O salário mínimo nacional evoluirá em cada ano, ouvidos os parceiros sociais em função da dinâmica do emprego e do crescimento económico”, mas o Governo tem “o objetivo de atingir os 750 euros em 2023”, disse o chefe do Executivo.

CGTP e PCP vieram dizer que a meta dos 750 euros é “insuficiente” e “curtinho” e que o Governo pode ser mais ambicioso e ir além desse valor. Do lado do PSD, David Justino frisou que é preciso ter em conta a evolução da economia para se definir a evolução do salário mínimo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo ouve parceiros sociais para começar a discutir salário mínimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião