CGTP diz que salário mínimo nos 750 euros “é curtinho”. “Podemos ir mais além”, afirma Arménio Carlos

  • ECO
  • 26 Outubro 2019

Secretário-geral da CGTP considera que o salário mínimo pode ir além dos 750 euros, valor que o primeiro-ministro admitiu querer atingir até ao final da legislatura.

Para Arménio Carlos, subir o salário mínimo para os 750 euros “é curtinho”. “Pode-se ir mais além, até para se beneficiar as empresas”, afirma o secretário-geral da CGTP em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1 (acesso livre).

O primeiro-ministro assumiu este sábado como meta do novo Governo colocar o salário mínimo nos 750 euros em 2023 e defendeu também uma “clara valorização salarial dos jovens qualificados” a negociar com os parceiros sociais.

Aquela estrutura sindical em como proposta subir o salário mínimo até aos 850 euros “no curto prazo”, sublinha Arménio Carlos, mostrando disponibilidade para negociar o prazo em que essa evolução pode ocorrer. “Mais do que estar a mexer no valor, vamos definir o prazo”, disse o líder da CGTP, recusando um período superior a quatro anos.

Segundo Arménio Carlos, aumentar o salário mínimo é do interesse das próprias empresas, na medida em que aumentaria a procura interna dos portugueses, o que depois “desagua na questão da criação de mais e melhor emprego”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGTP diz que salário mínimo nos 750 euros “é curtinho”. “Podemos ir mais além”, afirma Arménio Carlos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião