Santa Casa e Banco Montepio vão investir mais de um milhão de euros em projetos de inovação social

  • Lusa
  • 1 Novembro 2019

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Banco Montepio vão investir um milhão e 350 mil euros na iniciativa Projetos de Impacto, destinada a financiar projetos de inovação social.

A iniciativa Projetos de Impacto pretende “financiar e potenciar projetos inovadores nas áreas da proteção social, emprego, saúde, justiça, educação e inclusão social, assim como estimular a filantropia”, refere um comunicado da SCML.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contribui com 900 mil euros e o Banco Montepio com 450 mil euros.

“Uma organização como a Santa Casa está a fazer um grande caminho para os próximos 10, 15 anos”, disse à Lusa a diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) da SCML, Inês Sequeira, acrescentado que “para haver inovação social é fundamental este género de instrumentos”.

As verbas serão atribuídas anualmente durante os próximos três anos, sob orientação do DEES. Os Projetos de Impacto contemplam dois mecanismos de apoio: títulos de impacto social e parcerias para o impacto.

Os títulos de impacto social têm como objetivo financiar projetos inovadores na política pública, nomeadamente nas áreas do emprego, proteção social, educação, saúde, justiça e inclusão digital. As candidaturas para este mecanismo irão decorrer entre 21 de novembro e 5 de dezembro, no ‘site’ da organização.

As parcerias para o impacto, cujas candidaturas começam hoje e terminam em 11 de novembro, também no ‘site’ da SCML, pretendem financiar a criação e desenvolvimento de projetos de inovação social, através do cofinanciamento com investidores sociais.

A iniciativa surge no âmbito do programa Portugal Inovação Social cujo objetivo é promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado do investimento social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santa Casa e Banco Montepio vão investir mais de um milhão de euros em projetos de inovação social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião