Das 8h00 às 16h35. E se a bolsa de Lisboa só funcionasse das 9h00 às 16h00?
A Associação de Mercados Financeiros a Europa e a Associação de Investidores, solicitaram assim às bolsas europeias um corte dos horários de negociação em todo o continente.
As bolsas abrem muito cedo. É, pelo menos, isso que dizem os bancos de investimento, que consideram que adiar a hora de abertura das bolsas criaria “mercados mais eficientes, o que beneficiaria os aforradores e investidores”. Representados pela Associação de Mercados Financeiros a Europa (AFME) e a Associação de Investidores (IA), solicitaram assim às bolsas europeias um corte dos horários de negociação em todo o continente, noticia o Cinco Días nesta quinta-feira.
A proposta que está em cima da mesa prevê assim o adiamento de uma hora no arranque da sessão e a antecipação em meia hora do encerramento. No caso da bolsa nacional, isto significaria que deixaria de funcionar entre as 8h00 e as 16h35, para passar a negociar entre as 09h00 e as 16h00.
Numa carta conjunta enviada às principais bolsas europeias, a AFME e a IA defendem que a redução de 90 minutos no horário de abertura das bolsas europeias criaria “uns mercados mais eficientes, o que beneficiaria os aforradores e investidores”.
“Atualmente, a primeira hora de negociação, de uma forma geral, atrai pouca liquidez e, por outro lado, é um período mais caro para operar, enquanto a última hora atrai em torno de 35% do volume total diário“, sustentam.
Essa modificação no horário concentraria a liquidez, o que levaria a custos de negociação mais consistentes e daria às operadoras e ao próprio mercado mais tempo para assimilar e digerir comunicados das empresas, de acordo com o defendido pela AFME e IA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Das 8h00 às 16h35. E se a bolsa de Lisboa só funcionasse das 9h00 às 16h00?
{{ noCommentsLabel }}