Matos Fernandes espera estudo sobre nova barragem até ao verão

  • ECO
  • 9 Novembro 2019

Estudo de impacto ambiental, projeto e modelo de financiamento já foram pedidos. O rio Ocreza (que nasce na Serra da Gardunha) "parece ser mais [o local] indicado", disse o ministro do Ambiente.

Até ao próximo verão, o ministro do Ambiente e da Transição Energética espera ter concluído um estudo prévio para a construção de uma nova barragem em Portugal. Em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF (acesso livre), João Matos Fernandes explicou que o objetivo do empreendimento é controlar o caudal do rio Tejo. A melhor localização que vê é em Castelo Branco.

Há uma decisão concreta para estudar esta barragem e essa indicação já foi dada à Agência Portuguesa do Ambiente e chegaremos ao verão com um estudo prévio para essa barragem que tenha várias alternativas, que nos diga quanto custa mediante as alternativas, que nos diga como é que ela pode ser paga”, explicou Matos Fernandes.

O ministro clarificou que, pelo menos, parte da barragem deve ser rentável para rega e para produção de eletricidade através da colocação de painéis fotovoltaicos na superfície da barragem. O estudo da APA irá ainda indicar quais são os principais impactos ambientais.

Quanto à melhor localização para a barragem, referiu que deverá situar-se numa “sub-bacia hidrográfica com alguma capacidade de água” e apontou para o rio Ocreza (que nasce na Serra da Gardunha, no distrito de Castelo Branco) como o local que “parece ser mais indicado” por estar próximo da fronteira com Espanha, mas numa bacia hidrográfica do território português. “É isso que estamos a avaliar. Uma barragem deste tipo tem de ter um estudo de impacto ambiental, um projeto e um modelo de financiamento“, sublinhou o ministro.

A construção de uma nova barragem tem como objetivo compensar as flutuações de caudal, sendo que o rio Tejo tem atualmente menos 25% do caudal que tinha quando foi assinada a Convenção de Albufeira entre Portugal e Espanha, há mais de 20 anos. “Por muito bem que essa relação [entre os dois países] corra, é fundamental termos do nosso lado alguma capacidade de armazenamento de água para poder regularizar o Tejo português”, acrescentou Matos Fernandes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matos Fernandes espera estudo sobre nova barragem até ao verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião