Produção automóvel continua a acelerar. Cresceu 14,7% em outubro

Nos primeiros dez meses do ano, saíram mais de 290 mil carros das fábricas portuguesas, o que se traduz num crescimento de 17,2% face ao mesmo período do ano anterior.

A produção automóvel em Portugal ainda não tirou o pé do acelerador. Em outubro aumentou 14,7%, de acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O crescimento deveu-se aos ligeiros de passageiros, cuja produção aumentou 33,5% no mês passado.

Foram produzidos em território nacional 31.839 veículos automóveis. Os ligeiros de passageiros são a rubrica com mais peso, contribuindo com 25.718 unidades. Por outro lado, no mercado dos veículos comerciais ligeiros e pesados registou-se uma quebra na produção: 28,5% e 19,9%, respetivamente.

No acumulado do ano, o balanço da produção automóvel também é positivo, sendo que se registou um crescimento de 17% nos primeiros dez meses. Até outubro, já foram produzidas 290.227 unidades nas fábricas em solo nacional, 236.778 das quais são ligeiros de passageiros.

A grande maioria dos carros produzidos teve como destino o mercado externo, nomeadamente países europeus. Quase um quarto dos carros foram exportados para a Alemanha, 15,3% tiveram como destino França, e 13,2% foram para Itália. No ranking inclui-se também a vizinha Espanha, para onde foram vendidos 10,9% dos automóveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel continua a acelerar. Cresceu 14,7% em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião