G20 compromete-se a dar mais poder à Organização Mundial do Comércio
Reunidos no Japão, os chefes da diplomacia das vinte economias mais industrializadas do mundo chegaram a acordo para dar mais poder à OMC na resolução de disputas comerciais entre os países.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros do grupos das 20 nações mais industrializadas (G20) comprometeram-se este sábado a impulsionar a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), nomeadamente sobre a resolução de disputas comerciais entre Estados.
De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, que termina a presidência rotativa da OMC e a entrega à Arábia Saudita, a organização “partilha da opinião de que a OMC devia ser reformada para poder abordar vários problemas atuais”, entre os quais salientou, segundo a agência de notícias espanhola Efe, os mecanismos para resolver as disputas comerciais.
Na conferência de imprensa que assinala o final do encontro entre os responsáveis da diplomacia destes 20 países, marcada pela guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China, Toshimitsu Motegi disse ainda que se está a perder a confiança global no multilateralismo, e que essa é mais uma razão para fortalecer a OMC neste âmbito.
O G20 é um fórum de debate impulsionado originalmente pelos responsáveis das finanças e dos bancos centrais, reúne os países mais ricos do planeta e as principais economias emergentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
G20 compromete-se a dar mais poder à Organização Mundial do Comércio
{{ noCommentsLabel }}