Corbyn não fará campanha pelo Brexit ou pela permanência na UE
O líder dos trabalhistas britânicos promete negociar um novo acordo e colocar a decisão nas mãos dos britânicos, entre o acordo ou a permanência na UE. E diz que não fará campanha contra ou a favor.
O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, disse esta sexta-feira que não fará campanha pelo Brexit ou pela manutenção do Reino Unido na União Europeia caso os trabalhistas cheguem ao poder, deixando para os britânicos a decisão num novo referendo entre um novo acordo negociado com a União Europeia e a opção de continuar a fazer parte do bloco europeu.
Depois de muitas questões em torno da sua posição caso o Reino Unido avançasse para um novo referendo, depois de em junho de 2016 os britânicos terem votado a favor do Brexit, o líder trabalhista tomou finalmente uma posição em declarações à BBC.
Jeremy Corbyn disse que não faria campanha por nenhuma das opções. O trabalhista entende que essa seria a única forma de ser um intermediário da vontade do povo britânico, especialmente se a escolha fosse novamente de sair da União Europeia.
A posição de Jeremy Corbyn foi criticada pelo atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, um dos pais da campanha pela saída da União Europeia, que questionou como é que Corbyn podia ser “indiferente” perante uma questão tão importante, e pela líder dos liberais britânicos, Jo Swinson, que considerou esta posição uma forma de “abdicar da liderança”.
O trabalhista diz que a posição é “um sinal de força” e de “maturidade”, que o deixaria capaz de levar a cabo o resultado fosse ele qual fosse.
Caso os trabalhistas vençam as eleições de dezembro, Jeremy Corbyn promete negociar um novo acordo do Brexit com a União Europeia e depois colocá-lo a votação num novo referendo, com os britânicos a terem de escolher o acordo alcançado com a Europa ou a permanência na União Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Corbyn não fará campanha pelo Brexit ou pela permanência na UE
{{ noCommentsLabel }}