Condecorações de Berardo decididas na semana antes do Natal

  • ECO
  • 25 Novembro 2019

Mota Amaral já concluiu o relatório sobre o processo das condecorações do empresário Joe Berardo. Conselho das Ordens Honoríficas reúne-se antes do Natal para decidir caso.

Mota Amaral já concluiu o relatório sobre o processo das condecorações de Joe Berardo. Agora, cabe ao Conselho das Ordens Honoríficas decidir o destino a dar ao processo disciplinar que foi aberto ao empresário na sequência da polémica audição no Parlamento em maio passado. A reunião está marcada: acontecerá na semana antes do Natal.

A informação foi avançada pelo Expresso (acesso livre). Adianta que ex-deputado e ex-presidente do Governo Regional dos Açores vai fazer uma apresentação do trabalho que desenvolveu nos últimos meses e também do parecer que pode determinar a admoestação ou irradiação do arguido. Há dois cenários em equação: Joe Berardo pode ser alvo apenas de uma advertência, sem outras consequências; ou o comendador poderá ser sancionado com uma medida mais pesada e que passa pela perda das condecorações.

O Conselho das Ordens Nacionais está a decidir se retira as condecorações que Joe Berardo recebeu das mãos de Ramalho Eanes e de Jorge Sampaio e já enviou ao ainda comendador uma nota de culpa que foi escrita por Mota Amaral, o instrutor de processo disciplinar nomeado por Manuela Ferreira Leite.

A defesa já respondeu a essa nota de culpa e recusa que seja aplicada qualquer sanção ao investidor madeirense por considerar que Mota Amaral não especifica que normas ou leis foram violadas por Joe Berardo, apenas remetendo o arguido para o vídeo de cinco horas da audição feita no âmbito da II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, a 10 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Condecorações de Berardo decididas na semana antes do Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião