Exportações de calçado caem 7,9% em sete meses

  • ECO
  • 28 Novembro 2019

A faturação da indústria do calçado portuguesa no exterior está em queda. Para a associação que representa o setor, este é um “reajustamento natural" depois de uma década de crescimento.

A indústria do calçado viveu anos de ouro na última década, tendo assistido a um crescimento acumulado de pero de 50% nesse período. Mas as vendas no exterior estão a travar a fundo. No ano passado, caíram perto de 3% e fixaram-se em 1,9 mil milhões de euros. Já nos primeiros sete meses deste ano, a faturação fora do país caiu 7,9%. O setor está a preparar um plano estratégico para acelerar as vendas.

A APICCAPS, que representa este setor, considera que este fenómeno é um “reajustamento natural”, depois de dez anos de subida. “Seria impossível crescer eternamente”, apontou o diretor de comunicação da associação, Paulo Gonçalves, em declarações ao Jornal de Negócios (acesso pago).

Assim, este ano “é expectável um recuo das exportações na casa dos 5%”, adiantou Paulo Gonçalves. Se as previsões se realizarem, traduzem-se numa perda de aproximadamente 100 milhões de euros em comparação com o ano anterior, altura em que já se tinha verificado uma queda.

“As alterações em curso no retalho europeu, com o desaparecimento de vários retalhistas”, serão responsáveis por esta viragem, que está também a ocorrer nos principais mercados de destino das exportações portuguesas, como França ou Alemanha, indicou Paulo Gonçalves. Já noutros mercados, como a China e os Estados Unidos, o calçado português continua a ter bons resultados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de calçado caem 7,9% em sete meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião