Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames

  • ECO
  • 29 Novembro 2019

O Governo quer reduzir as desigualdades no acesso ao ensino superior e, a partir do próximo ano, algumas escolas do profissional vão poder enviar alunos para o superior sem exames nacionais.

Os diplomados dos cursos profissionais vão poder candidatar-se ao ensino superior sem terem de fazer exames nacionais, como acontece com os estudantes do ensino secundário. Trata-se de uma nova via de acesso, através da ponderação da nota final do curso profissional e da prova de aptidão profissional, avançou o Jornal de Notícias (acesso condicionado).

A medida faz parte do Contrato para a Legislatura até 2023, que é assinado esta sexta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelos reitores e presidentes dos politécnicos. O objetivo passa por alargar a base social do ensino superior, numa altura em que o Governo já deixou claro que ergueu a bandeira da redução das desigualdades no ensino superior.

Contudo, de acordo com o mesmo jornal, a medida é limitada e pressupõe uma adesão voluntária por parte das instituições de ensino profissional. Por isso, segundo o ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, só fará “sentido ocorrer onde há mais proximidade com as escolas profissionais”.

Entre os outros assuntos do Contrato para a Legislatura está a exigência das universidades de um acesso mais facilitado a fundos comunitários. O documento reforça ainda a verba para o ensino superior em 2% em 2020, ou mais 55 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião