IP investe 40,5 milhões de euros em sistemas de controlo e sinalização da ferrovia

  • Lusa
  • 3 Dezembro 2019

A Infraestruturas de Portugal diz que com esta intervenção, na linha do Douro, da Beira Alta e na ligação ferroviária Sines/Elvas, haverá “aumento da segurança”.

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 40,5 milhões de euros em sistemas de controlo-comando e sinalização em vários troços da rede ferroviária, anunciou esta terça-feira em comunicado.

Segundo a empresa, esta terça-feira é assinado o auto de início de trabalhos da empreitada, um ato formal para os trabalhos poderem arrancar. O contrato foi adjudicado à Thales Portugal (do grupo francês Thales) para conceção, fornecimento, montagem de um novo sistema de controlo-comando e sinalização e ainda a sua manutenção.

Os troços onde haverá um reforço dos sistemas de controlo-comando e sinalização são na linha do Douro (troço Caíde-Marco de Canaveses-Régua), na linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso) e na ligação ferroviária Sines/Elvas (troço Évora – Elvas – Caia).

A Infraestruturas de Portugal (empresa resultante da fusão das antigas Refer e Estradas de Portugal) diz que com esta intervenção haverá “aumento da segurança”, assim como “a uniformização das condições de comando e controlo com as existentes na restante Rede Ferroviária, bem como a melhoria das condições de exploração, nomeadamente”.

As intervenções de modernização da Rede Ferroviária Nacional estão a ser desenvolvidas no âmbito do programa Plano Ferrovia 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IP investe 40,5 milhões de euros em sistemas de controlo e sinalização da ferrovia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião