Governo vai criar incentivos para assegurar professores nas escolas

  • ECO
  • 14 Dezembro 2019

O Governo está a estudar a criação de novos incentivos para assegurar a colocação de professores em territórios "onde se têm verificado maiores desafios".

O Executivo de António Costa está a avaliar a criação de incentivos para garantir a colocação de professores em “certos territórios, onde se têm verificado maiores desafios, avança o Público (acesso condicionado), este sábado. De acordo com o Ministério de Tiago Brandão Rodrigues, a questão está a ser estudada em articulação com outros ministérios e autarquias.

O Governo não especifica, por agora, que incentivos poderão ser estes, mas declarações recentes do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, sinalizam que poderão passar por garantir o aluguer de casa a preço acessível.

Isto porque os valores elevados das rendas têm colocado dificuldades à colocação de professores nas grandes cidades e regiões com maiores dinâmicas económicas.

Em regiões como Lisboa e Algarve, esta situação é particularmente desafiante porque a saída em massa que se avizinha dos docentes para a reforma não será acompanhado pela redução do número de alunos. Na capital e no Algarve, prevê-se mesmo, que por comparação ao ano lectivo em curso, se registe uma recuperação do número de alunos no ensino secundário (respetivamente de 0,1% e 8,2%).

A propósito, um relatório recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indicava que, em apenas cinco anos, a fatia de professores portugueses com 50 anos ou mais subiu de 28% para 47%. Tal envelhecimento do corpo docente luso deixa mesmo antever que, na próxima década, um em cada dois professores portugueses terá de ser substituído

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai criar incentivos para assegurar professores nas escolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião