Governo vai criar incentivos para assegurar professores nas escolas
O Governo está a estudar a criação de novos incentivos para assegurar a colocação de professores em territórios "onde se têm verificado maiores desafios".
O Executivo de António Costa está a avaliar a criação de incentivos para garantir a colocação de professores em “certos territórios, onde se têm verificado maiores desafios“, avança o Público (acesso condicionado), este sábado. De acordo com o Ministério de Tiago Brandão Rodrigues, a questão está a ser estudada em articulação com outros ministérios e autarquias.
O Governo não especifica, por agora, que incentivos poderão ser estes, mas declarações recentes do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, sinalizam que poderão passar por garantir o aluguer de casa a preço acessível.
Isto porque os valores elevados das rendas têm colocado dificuldades à colocação de professores nas grandes cidades e regiões com maiores dinâmicas económicas.
Em regiões como Lisboa e Algarve, esta situação é particularmente desafiante porque a saída em massa que se avizinha dos docentes para a reforma não será acompanhado pela redução do número de alunos. Na capital e no Algarve, prevê-se mesmo, que por comparação ao ano lectivo em curso, se registe uma recuperação do número de alunos no ensino secundário (respetivamente de 0,1% e 8,2%).
A propósito, um relatório recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indicava que, em apenas cinco anos, a fatia de professores portugueses com 50 anos ou mais subiu de 28% para 47%. Tal envelhecimento do corpo docente luso deixa mesmo antever que, na próxima década, um em cada dois professores portugueses terá de ser substituído
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai criar incentivos para assegurar professores nas escolas
{{ noCommentsLabel }}